SEGS Portal Nacional

Economia

Cadastro fiscal de produtos é gargalo fiscal e tributário em empresas

  • Quarta, 16 Junho 2021 10:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Ausência de processos de revisão e validação dos cadastros; falta de um profissional específico e capacitado para a função e de acompanhamento das compensações junto ao contador são gargalos comuns às organizações. Diagnóstico sobre o cadastramento pode trazer retorno financeiro às empresas - valor recuperado pode chegar ao equivalente a um faturamento mensal.

São Paulo, A consultoria tributária Diagnóstico 360º, realizada pelo escritório de advocacia LG&P, sediado em Campinas (SP) e focado em negócios, revela que a realização correta do cadastro fiscal de produtos ainda é um desafio importante para empresas de diferentes portes e segmentos no país. O Diagnóstico 360º do LG&P consiste em uma análise de todas as operações de compra, produção e venda de uma organização, com o objetivo de recuperar créditos tributários e regularizar operações fiscais e tributárias, por meio de uma varredura que procura oportunidades administrativas, contábeis, judiciais e fiscais corporativas. “Ao longo da aplicação da ferramenta em mais de 40 companhias, percebemos que o cadastro fiscal de produtos é ainda um gargalo importante no dia a dia das empresas”, diz Fernando Cesar Lopes Gonçales, sócio e coordenador jurídico do LG&P. “No entanto, fazê-lo corretamente, na compra e durante o processo de venda do produto, é um fator que pode gerar soluções e oportunidades fiscais ao negócio, em uma grande escala financeira”, completa.

Segundo Gonçales, a consultoria tributária e fiscal do escritório no cadastramento de produtos, prestada a varejistas, indústrias, transportadoras, construtoras, empresas de telecom, entre outros segmentos, pode culminar em uma economia anual bastante relevante. “Para algumas empresas submetidas à varredura, o valor a ser recuperado varia de 70% a um faturamento /mês, a partir da revisão de tributos incididos sobre o produto”, diz o advogado. “Isso porque no processo de compra, as empresas podem apurar créditos fiscais e identificar custos envolvidos, gerando dados para alavancar a estratégia do negócio. Da mesma forma, nas vendas, as informações cadastrais corretas acarretam a devida tributação incidente e a possibilidade do estudo das operações”.

Para Gonçales, conforme mostra o Diagnóstico 360º, a ausência de processos de revisão e validação dos cadastros; a falta de um profissional específico e capacitado para a função e de um acompanhamento das compensações junto ao contador são gargalos comuns a muitas organizações.

Ele explica que o diagnóstico é realizado com base nas informações fornecidas pelas empresas e utilizando ferramentas de TI e jurimetria. “As análises sempre, invariavelmente, determinam eventuais riscos e principalmente oportunidades tributárias vinculadas a todas as operações. E isso é compreensível, visto a quantidade de regras tributárias da nossa legislação. Para se ter uma ideia, a última atualização englobou mais de 46 mil novas normas”, diz Gonçales. Segundo ele, é importante que as análises corporativas sejam feitas nota a nota, revisando todas as operações da empresa, e não somente as mais relevantes. “Sob este olhar cirúrgico é possível identificar erros e, tão importante quanto, evitar que novos aconteçam”, conclui.

Sobre o LG&P: Criado em 2009, o LG&P é um escritório de advocacia com mindset voltado para negócios que atende exclusivamente o mercado corporativo, oferecendo soluções jurídicas nas áreas do Direito Tributário, Trabalhista, Empresarial, Societário, M&A e Digital, no consultivo e no contencioso. Sediado em Campinas, o escritório também possui filiais nas cidades de São Paulo e Limeira, e atende clientes de todo o Brasil, nos mais diversos segmentos de mercado.

Fundamentado na metodologia Impulsiona-LG&P, o escritório auxilia seus clientes na administração de suas demandas e na tomada de decisões assertivas. O amplo know-how e os bons resultados que o escritório vem entregando ao longo de 12 anos de atuação, tem despertado cada vez mais o interesse de grandes marcas do mercado, posicionando o LG&P como o parceiro ideal para administrar os assuntos jurídicos de médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais.

Sobre o Fernando: Fernando Cesar Lopes Gonçales é sócio e coordenador Jurídico do LG&P. É bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possuí MBA em Gestão de Controladoria Auditória e Tributos pela FVG.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Mar 11, 2026 Economia

Perfil do comprador de imóveis no Brasil reflete…

Mar 10, 2026 Economia

Renda passiva com imóveis exige conta fechada e não…

Mar 09, 2026 Economia

Na hora de escolher o imóvel, a palavra final é delas

Mar 06, 2026 Economia

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda…

Mar 05, 2026 Economia

Ano eleitoral pede planejamento financeiro rigoroso e…

Mar 04, 2026 Economia

Custos invisíveis de produção desafiam rentabilidade da…

Mar 03, 2026 Economia

Recuperação judicial é alternativa estratégica para o…

Mar 02, 2026 Economia

A Reforma Tributária e as negociações sindicais: como…

Fev 27, 2026 Economia

Malha fina: veja os erros mais comuns no Imposto de…

Fev 27, 2026 Economia

Pagamento por Pix no ponto de venda: praticidade no…

Fev 26, 2026 Economia

Tarifaço global entra em 2026, pressiona o comércio…

Fev 25, 2026 Economia

Queda de 1 ponto no juro do financiamento imobiliário…

Fev 24, 2026 Economia

Planejamento tributário inadequado aumenta riscos e…

Fev 23, 2026 Economia

Você sabe como fica a rotina do empreendedor com a…

Fev 20, 2026 Economia

Da teoria à prática: como a Reforma Tributária deve…

Fev 19, 2026 Economia

Mercado de financiamento de litígios chega a US$ 20…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version