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Cadastro fiscal de produtos é gargalo fiscal e tributário em empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Costa
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Ausência de processos de revisão e validação dos cadastros; falta de um profissional específico e capacitado para a função e de acompanhamento das compensações junto ao contador são gargalos comuns às organizações. Diagnóstico sobre o cadastramento pode trazer retorno financeiro às empresas - valor recuperado pode chegar ao equivalente a um faturamento mensal.

São Paulo, A consultoria tributária Diagnóstico 360º, realizada pelo escritório de advocacia LG&P, sediado em Campinas (SP) e focado em negócios, revela que a realização correta do cadastro fiscal de produtos ainda é um desafio importante para empresas de diferentes portes e segmentos no país. O Diagnóstico 360º do LG&P consiste em uma análise de todas as operações de compra, produção e venda de uma organização, com o objetivo de recuperar créditos tributários e regularizar operações fiscais e tributárias, por meio de uma varredura que procura oportunidades administrativas, contábeis, judiciais e fiscais corporativas. “Ao longo da aplicação da ferramenta em mais de 40 companhias, percebemos que o cadastro fiscal de produtos é ainda um gargalo importante no dia a dia das empresas”, diz Fernando Cesar Lopes Gonçales, sócio e coordenador jurídico do LG&P. “No entanto, fazê-lo corretamente, na compra e durante o processo de venda do produto, é um fator que pode gerar soluções e oportunidades fiscais ao negócio, em uma grande escala financeira”, completa.

Segundo Gonçales, a consultoria tributária e fiscal do escritório no cadastramento de produtos, prestada a varejistas, indústrias, transportadoras, construtoras, empresas de telecom, entre outros segmentos, pode culminar em uma economia anual bastante relevante. “Para algumas empresas submetidas à varredura, o valor a ser recuperado varia de 70% a um faturamento /mês, a partir da revisão de tributos incididos sobre o produto”, diz o advogado. “Isso porque no processo de compra, as empresas podem apurar créditos fiscais e identificar custos envolvidos, gerando dados para alavancar a estratégia do negócio. Da mesma forma, nas vendas, as informações cadastrais corretas acarretam a devida tributação incidente e a possibilidade do estudo das operações”.

Para Gonçales, conforme mostra o Diagnóstico 360º, a ausência de processos de revisão e validação dos cadastros; a falta de um profissional específico e capacitado para a função e de um acompanhamento das compensações junto ao contador são gargalos comuns a muitas organizações.

Ele explica que o diagnóstico é realizado com base nas informações fornecidas pelas empresas e utilizando ferramentas de TI e jurimetria. “As análises sempre, invariavelmente, determinam eventuais riscos e principalmente oportunidades tributárias vinculadas a todas as operações. E isso é compreensível, visto a quantidade de regras tributárias da nossa legislação. Para se ter uma ideia, a última atualização englobou mais de 46 mil novas normas”, diz Gonçales. Segundo ele, é importante que as análises corporativas sejam feitas nota a nota, revisando todas as operações da empresa, e não somente as mais relevantes. “Sob este olhar cirúrgico é possível identificar erros e, tão importante quanto, evitar que novos aconteçam”, conclui.

Sobre o LG&P: Criado em 2009, o LG&P é um escritório de advocacia com mindset voltado para negócios que atende exclusivamente o mercado corporativo, oferecendo soluções jurídicas nas áreas do Direito Tributário, Trabalhista, Empresarial, Societário, M&A e Digital, no consultivo e no contencioso. Sediado em Campinas, o escritório também possui filiais nas cidades de São Paulo e Limeira, e atende clientes de todo o Brasil, nos mais diversos segmentos de mercado.

Fundamentado na metodologia Impulsiona-LG&P, o escritório auxilia seus clientes na administração de suas demandas e na tomada de decisões assertivas. O amplo know-how e os bons resultados que o escritório vem entregando ao longo de 12 anos de atuação, tem despertado cada vez mais o interesse de grandes marcas do mercado, posicionando o LG&P como o parceiro ideal para administrar os assuntos jurídicos de médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais.

Sobre o Fernando: Fernando Cesar Lopes Gonçales é sócio e coordenador Jurídico do LG&P. É bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possuí MBA em Gestão de Controladoria Auditória e Tributos pela FVG.


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