SEGS Portal Nacional

Economia

Dados do PIB e da construção devem ser vistos com cautela

  • Segunda, 14 Junho 2021 11:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SindusCon-SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Ainda falta uma política econômica sólida que sustente o crescimento com geração de renda e emprego

A surpreendente notícia do crescimento de 2,1% do PIB da construção, contribuindo para o resultado positivo de 1,2% do PIB nacional no primeiro trimestre, demonstrou como foi importante este setor ter sido considerado essencial desde o início da pandemia de Covid-19.

No primeiro quadrimestre, a indústria da construção abriu 135 mil empregos, de acordo com o Caged. Nos últimos 12 meses, foram 273 mil ? enfrentando o desafio preservar a saúde de seus trabalhadores.

Embora muito relevantes, estes dados precisam ser vistos com cautela, em função do desempenho futuro da economia e da evolução da pandemia. A indústria da construção tem amargado elevações incessantes dos preços de seus insumos, que chegaram a desequilibrar contratos de fornecimentos de obras e postergar lançamentos de empreendimentos imobiliários.

O ritmo de contratações no setor tem desacelerado desde fevereiro, quando nesta época do ano normalmente deveria estar acelerando.

Junto com os aumentos de preços, a demanda insuficiente por novas obras continua sendo apontada pelos empresários do setor como o fator preponderante que dificulta novos negócios, segundo a Sondagem da Construção da FGV.

De outro lado, as vendas e lançamentos de imóveis dobraram em relação ao mesmo período do ano passado. O crédito imobiliário cresceu 122% no primeiro quadrimestre e 150% na comparação de 12 meses.

Portanto, com todas as dificuldades, há perspectiva de crescimento. Levando em consideração fatores como o recuo da taxa cambial e a alta da taxa de juros, o FGV/Ibre prevê que o PIB nacional possa crescer 4,2% e o da construção, 2,6% neste ano.

No plano da saúde, foi decisiva atuação do Fórum Permanente de combate à Covid-19 nos canteiros de obras, criado há 15 meses. Integram o fórum: SindusCon-SP, Seconci-SP (Serviço Social da Construção) e Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de São Paulo), com apoio do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias).

Sob orientação dos médicos do Seconci-SP, a indústria da construção paulista rapidamente adotou as medidas de prevenção à doença. Para aferir sua eficácia, uma pesquisa semanal é realizada em 574 obras, que empregam 39 mil trabalhadores.

Ela mostra um índice de contaminação abaixo de 0,5% do contingente de trabalhadores, com rara hospitalização e sem registro de óbitos nos últimos meses.

Ou seja, os profissionais do setor formal da indústria da construção não sofrem forte incidência de casos de Covid-19. O problema afeta os informais.

Equacionada a saúde, resta saber se o crescimento do PIB e da construção se sustentará. Ainda nos falta uma política econômica sólida que dê conta dos 15 milhões de desempregados, elevando a renda per capita, que hoje retrocedeu ao nível de 2009. A construção, grande empregadora, tem como minorar a situação dessa parcela desfavorecida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version