Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aluguel de residências sem garagem cresce 25% em um ano, mostra QuintoAndar

Novos hábitos trazidos pela pandemia, como o Home Office, mudou o perfil de busca dos imóveis

Levantamento feito pelo QuintoAndar, plataforma digital de moradia com mais de R﹩ 50 bilhões em ativos sob gestão, aponta que, durante o primeiro trimestre de 2021, houve crescimento de 25% no número de aluguéis de imóveis residenciais que não contam com nenhuma vaga de garagem, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em algumas cidades, como Belo Horizonte, o crescimento ultrapassa 56%. Em 2019, por exemplo, cerca de 15% das residências alugadas não tinham local para estacionar um carro ou uma moto.

A falta de interesse em ter uma garagem pode estar relacionada com a mudança de hábitos dos brasileiros, transformados durante a pandemia de Covid-19. No primeiro trimestre deste ano, um em cada quatro apartamentos alugados pela companhia não possuía garagem.

O período de crescimento coincide com a adoção, por muitas empresas, de home office - em que mesmo o carro não é tão necessário, esse fator pode ter influenciado nessa acomodação da tendência. Atualmente, cerca de 85% dos usuários da plataforma não utilizam o filtro de garagem na hora de escolher uma residência, segundo buscas no site do QuintoAndar

A construção de empreendimentos sem garagem, tendência percebida nos últimos anos em algumas cidades, também pode explicar esse fenômeno. Os números indicam um fenômeno que acontece nas capitais e também no interior do país, mas com maior magnitude nos centros administrativos dos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Em São Paulo, a variação percentual entre o primeiro trimestre de 2020 e 2021 foi de 30%. No Rio, por sua vez, o crescimento foi de 26%. Apesar do avanço de menor magnitude, a capital fluminense tem um percentual que é 12 pontos percentuais maior que a cidade paulista no percentual de imóveis alugados sem garagem.

Um dos fatores que pode impactar nessa diferença é que na capital paulista as pessoas usam muito mais carro do que na cidade fluminense. Dados do Denatran mostram que a frota em São Paulo é quase três vezes maior do que a do Rio de Janeiro.

A ocupação do solo urbano nas últimas décadas também ajuda a entender, com construções mais antigas na capital fluminense, erguidas há mais de meio século.

"No último ano, vimos surgir necessidades em relação a casa que não tínhamos antes, como home office e espaços para lazer. Por outro lado, outras coisas deixaram de fazer sentido, como as vagas de garagem. Ainda é muito cedo para dizer se todas essas mudanças serão duradouras, mas o que podemos afirmar é que a pandemia mudou a forma com que pensamos as necessidades de moradia", conta Flávia Mussalem, diretora de marketing do QuintoAndar.

Sobre o QuintoAndar

O QuintoAndar é uma plataforma imobiliária digital que oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade, marcação de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos não têm burocracia para alugar, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Todos os proprietários estão cobertos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino e cobre até R﹩ 50 mil em reparos não realizados no imóvel ao fim do contrato. Para vendedores, a plataforma oferece toda a assistência e transparência necessárias para elevar a liquidez e reduzir o tempo de transação. A companhia tem hoje mais de R﹩ 50 bilhões em ativos sob administração e opera em 32 cidades nas 12 principais regiões metropolitanas do país. A companhia também é controladora do SíndicoNet, maior portal de comunicação e serviços para síndicos e administradores de condomínios do Brasil, empresa que opera há 20 anos no mercado. O QuintoAndar também é controlador da Casa Mineira, maior imobiliária de Belo Horizonte, com 38 anos de história e que opera o Portal Casa Mineira, plataforma de classificados que abrange mais de mil imobiliárias de todo o país, com um milhão de imóveis anunciados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo