64% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados, aponta Boa Vista

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliana Liberato
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Desemprego e redução da renda são os principais motivos para não comprar presentes entre os consumidores que decidiram não comemorar a data

Ano após ano, o Dia dos Namorados vem ganhando importância no calendário e se consolidando como uma das datas mais importantes para o comércio. Em 2021, 64% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados, segundo uma pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral. A pesquisa teve como objetivo identificar novos hábitos e perspectivas de compra dos consumidores brasileiros para a data, assim como diante do atual cenário econômico.

Em contrapartida, 36% dos respondentes optaram por não comprar presentes. Entre os motivos, destacam-se o desemprego (26%) e a redução da renda (40%). Na sequência, a falta de costume em comprar presentes no período e o endividamento foram apontados por 20% e 14%, respectivamente.

Com a crise econômica, os gastos tendem a não ser muito grandes. 58% dos respondentes que pretendem ir às compras gastarão, no máximo, R$ 200 com o presente – sendo que 32% deste universo gastarão até R$ 100 e 26% até R$ 200. Apenas 18% dos consumidores pretendem chegar ao valor de R$ 400, enquanto 24% concordam em exceder esse valor e chegar até os R$ 800. Apenas 30% dos entrevistados que têm a intenção de comprar presentes afirmaram que pretendem investir mais nas compras do que em 2020. Outros 26% gastarão menos e 44% manterão o mesmo valor consumido nesta data no ano passado.

Apesar das restrições para evitar aglomerações, apenas 33% dos consumidores sinalizaram que farão as compras pela internet. 63% destes consumidores passaram a optar pelas compras online por conta da pandemia, enquanto outros 37% já tinham este hábito antes. Em relação a forma de pagamento dos presentes, pouco mais da metade – 53% – pretendem pagar à vista.

De olho no score

Para não sacrificar as finanças, 83% dos respondentes afirmam que é importante acompanhar a nota de score, assim como monitorar a evolução deste indicador para saber se possuem ou não condições de terem crédito na praça. “O controle financeiro tem sido fundamental para os consumidores que têm sentido os impactos da crise em sua renda. A nota de score, composta por informações do Cadastro Positivo e do Negativo, é uma ferramenta nesse sentido e vale ficar atento, ainda mais se a intenção for gastar mais do que de costume e o consumidor estiver pensando em buscar crédito”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

A pesquisa ainda revela que 44% dos consumidores disseram ter curiosidade em conhecer o score do parceiro ou da parceira, enquanto 54% entendem que saber a nota do parceiro ou da parceira ajuda com o planejamento financeiro da família ou casal. O score também é encarado como um possível indicador de compatibilidade entre os parceiros por 38% dos entrevistados.

Metodologia

A pesquisa da Boa Vista foi feita por meio de entrevistas online, realizadas entre 13 a 31 de maio, com consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista (www.consumidorpositivo.com.br), bem como consumidores do mercado em geral. Contou com a participação de aproximadamente 300 respondentes, considerando homens e mulheres representantes das diferentes classes sociais e regiões do país. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 80%.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.