SEGS Portal Nacional

Economia

Boa Vista aponta as principais armadilhas que levam o consumidor ao superendividamento, e como fugir delas

  • Quinta, 10 Junho 2021 09:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliana Liberato
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Consumidor deve evitar algumas atitudes no dia a dia para não comprometer o orçamento doméstico

No dia a dia, muitos consumidores não enxergam as armadilhas que levam ao superendividamento e, consequentemente, ao total descontrole das finanças domésticas. Uma dessas armadilhas é o acúmulo de dívidas, que até podem ser saudáveis se usadas para a realização de sonhos e suprir necessidades, mas precisam ser muito bem planejadas e devidamente encaixadas no orçamento para que não se tornem uma bola de neve que irá consumir todas as finanças, a ponto de não ser pagas.

A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, aponta quais são as principais armadilhas e como o consumidor pode evitar cair nelas. E, se por acaso, por descuido ou algum imprevisto acabar caindo, como se reorganizar financeiramente, para voltar a ter uma vida financeira mais saudável.

Qual é a situação financeira?

“O ideal é que o consumidor tenha controle total sobre os seus ganhos e gastos, sabendo quanto pode, a cada mês, gastar com supermercado, restaurantes, lazer, roupas, escolas, serviços essenciais como água, luz, internet e telefone. Além disso, também precisa ter em mente o quanto possui de dívidas para pagar todos os meses, como o cartão de crédito, o financiamento do imóvel ou do carro. Outro ponto importante é registrar seus pequenos gastos, pois, como eles são frequentes, podem somar um valor representativo no orçamento. Então, anotar despesas com padaria, frutas, farmácia, é uma boa prática”, explica Roseli Garcia, Diretora de Relações Governamentais da Boa Vista.

Para que o consumidor tenha controle do seu orçamento doméstico, o recomendado é que registre as receitas e despesas em um lugar de acesso fácil. Pode ser em uma planilha no computador ou celular, mas o velho caderninho também funciona. O importante é ter este controle, porque fica mais fácil de visualizar o quanto ganha e o quanto gasta mensalmente.

Por meio desse registro é possível determinar valores para cada gastos, desde o supermercado até o investimento que está fazendo para gastar futuramente, em uma viagem, por exemplo, e notar se algum gasto pode ser diminuído ou até mesmo cortado, caso não seja tão necessário. Também é importante acompanhar, de preferência semanalmente, se os gastos estão dentro do programado.

Cartão de crédito e cheque especial

Muitos consumidores fazem do cartão de crédito e do cheque especial uma extensão da sua renda mensal, uma das principais armadilhas que podem levar ao endividamento e consecutivamente a uma inadimplência. É preciso ressaltar que são, na verdade, dívidas, então o consumidor deve considerá-los como tal, já que o que se paga sairá de seu orçamento mensal.

“Uma dica em relação a estes dois meios é determinar o que será pago de despesas via cartão de crédito. Então, colocar nos respectivos campos de seu orçamento doméstico. Quanto ao cheque especial, a principal indicação é só usá-lo em último caso. E se acontecer, cobrir o valor o mais rápido possível, mesmo que para tal tenha que recorrer a linhas de crédito com juros mais baratos”, diz Roseli.

Comprar impulsivamente

A compra por impulso é uma das grandes armadilhas que levam ao endividamento excessivo. Assim, ao ver algum produto ou serviço que desejar, o consumidor deve refletir se esta despesa cabe em seu orçamento doméstico.

Deixar a decisão da compra para o dia seguinte, por exemplo, é uma boa dica para evitar arrependimentos futuros e, mais importante, dívidas atrasadas por algo que não era tão necessário no momento. O mesmo acontece com os anúncios de redes sociais. Vale deixar para fechar a compra em um outro momento e refletir se aquela aquisição vai comprometer seu orçamento.

Crédito rotativo

O rotativo do cartão de crédito acontece quando o consumidor escolhe pagar apenas uma parte da fatura, deixando o restante para a próxima, com juros bem altos. Usando-o muitas vezes, sem nenhum planejamento, são altas as chances de o consumidor contrair uma dívida com valor elevado e ainda comprometer o seu orçamento doméstico. Por isso, a recomendação é a mesma do cheque especial: só usá-lo como última alternativa e pagar o quanto antes.

Reserva financeira

Em tempos de crise como o atual, pode ser bem difícil manter uma reserva financeira. Porém, é importante que o consumidor tente poupar ao menos um pouco todos os meses, independentemente da quantia, para usar em casos de emergência. Isso porque, infelizmente, o consumidor que não tem uma reserva financeira estará sempre vulnerável quando um imprevisto acontecer.

Por isso, o indicado é tentar destinar uma porcentagem do dinheiro que entra em casa na poupança, mesmo que seja pouco. Além disso, é preciso pensar que este dinheiro é também uma despesa. Portanto, deverá estar também listado no orçamento doméstico.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Por isso, Cadastro Positivo é na Boa Vista.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no site www.consumidorpositivo.com.br

Atualmente a Boa Vista é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 19, 2025 Economia

O que as bandeiras tarifárias de 2025 ensinam sobre o…

Dez 18, 2025 Economia

Como usar o 13º salário de maneira inteligente?

Dez 17, 2025 Economia

Stablecoins ganham força nas compras internacionais…

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version