Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fintech Acordo Certo migra nuvem para o Google Cloud e obtém redução de custos de até 80%

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hadassa Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

A partir da mudança, a startup consegue colocar novas funcionalidades em produção em menos de 5 minutos, além de se adequar rapidamente à experiência de seus consumidores

A Acordo Certo nasce em 2013 com o objetivo de transformar o setor de recuperação de crédito. Substituindo os já conhecidos calls centers de cobrança, a fintech se firma no mercado como uma plataforma de renegociação de dívidas, onde o próprio consumidor tem liberdade de consultar, negociar e pagar suas dívidas de forma totalmente digital e menos invasiva. Com um modelo de negócios que proporciona escala aos credores e comodidade para aqueles que desejam positivar o nome, a empresa viu a necessidade de uma solução mais eficiente, migrando assim para os serviços do Google Cloud.

“Atualmente, 90% dos nossos serviços em nuvem estão no Google Cloud, e o restante será migrado em breve. Essa migração nos proporcionou maior tranquilidade para processar e analisar dados em grande escala com velocidade. Além disso, em contrapartida, estamos oferecendo um serviço mais relevante aos consumidores”, reforça André Monteiro, CTO da Acordo Certo.

A migração

Com mais de 30 empresas parceiras e cerca de 1 milhão de novos cadastros por mês - atualmente, com mais de 16 milhões de usuários cadastrados - a Acordo Certo gera dezenas de bilhões de registros. Logo, unir inteligência de dados e machine learning era fundamental para criar uma melhor experiência com os usuários da plataforma. Inclusive, é a partir do apoio na tecnologia que a fintech conhece muito bem os perfis de seus consumidores e mantém uma comunicação personalizada e assertiva com cada um deles.

Dado o volume armazenado, a migração foi um processo que levou tempo e exigiu muita análise. No início, a plataforma havia sido desenvolvida com base em serviços na nuvem de um outro provedor. Porém, já em 2018, a equipe percebeu que o banco de dados estava apresentando problemas de performance.

“O Bigquery nos permite processar rapidamente a transformação dos dados em larga escala. É conveniente, pois só pagamos pelo processamento e não precisamos nos preocupar com a alocação e gestão dos recursos do banco de dados, explica André.

A nova solução

O Google Kubernetes Engine (GKE) foi uma das soluções adotadas, utilizado para a execução da aplicação web. A integração do GKE com o Cloud Build acelerou o tempo de lançamento de novas funcionalidades para produção em até 5 minutos. A equipe também passou a utilizar máquinas virtuais preemptivas para conseguir suportar picos imprevisíveis de volumes de requisições, uma redução de custos de 80% em relação às VMs anteriores.

Com o Cloud Composer, a fintech organiza mais de 200 atividades diárias. Estes dados são processados e transformados com o uso do BigQuery junto ao Dataflow, que oferecem respostas em menos de 10 segundos para consultas complexas e validações em tabelas com volume de bilhões. Já as ferramentas de AutoML permitem a realização de treinamentos e escoragem de modelos de machine learning em cerca de 30 minutos.

Além disso, a Acordo Certo criou suas próprias ferramentas de otimização com o uso de soluções do Google Cloud. A Pulse, por exemplo, aproveita os modelos de machine learning e outros serviços como Dataform e Dataflow para fazer uma comunicação personalizada com os consumidores, notificando-os sobre as melhores ofertas, dados de contrato em atraso e critérios de negociação, dentre outros.

“Por meio de todo o nosso processo de migração, passamos a conseguir conversar melhor com o nosso consumidor final e entender seus anseios, melhorando sua experiência. O processo de validação, de colocar em produção e testar, faz com que qualquer experiência ruim dure pouco tempo, porque rapidamente a trocamos por uma melhor”, reforça Monteiro.

Sobre a Acordo Certo

A Acordo Certo é uma fintech de soluções voltadas para o bem-estar financeiro dos consumidores, possibilitando a renegociação de dívidas de forma 100% online, com uma abordagem humana, acolhedora e empática. Fundada em 2013 e recentemente adquirida pela Boa Vista, possui mais de 30 empresas parceiras, entre elas varejistas, bancos, financeiras, empresas de telefonia e grupos educacionais, como Santander, Itaú, Claro entre outros. Conta com uma base com mais de 16 milhões de usuários cadastrados. Com um time de mais de 90 Acorders (apelido carinhoso dado aos colaboradores), a empresa já passou por programas de aceleração como Escale Up da Endeavor, Quintessa, boostLAB do BTG Pactual, além de conquistar o selo GovTech da Brazil LAB, certificação Great Place to Work de melhores lugares para se trabalhar e figurar nas listas de 50 Startups que Mudam o Brasil, publicada em 2021 pela Revista Exame, e 100 Startups to Watch de 2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar