Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Funcionamento do Pix Cobrança é adiado

O Banco Central anunciou a data para 14 de maio. Veja como funciona a nova modalidade

O Pix Cobrança, ferramenta que estava prevista para ser liberada em abril, teve a disponibilização adiada mais uma vez. Segundo informou o Banco Central, a nova data para liberação da funcionalidade ocorrerá no próximo dia 14 de maio. A decisão por adiar a entrada em funcionamento do Pix Cobrança foi publicada pelo Banco Central no Diário Oficial da União.

O que é o Pix Cobrança?

O Pix Cobranças é um recurso que será adicionado ao já conhecido Pix permitindo que empresas em geral e também microempreendedores possam gerar QR codes para pagamento em data futura, semelhante ao que acontece atualmente com os boletos.

Atualmente o código QR Code do Pix é gerado apenas para pagamentos imediatos. Com a nova funcionalidade, empresas passarão a contar com uma nova possibilidade para efetuar cobranças. “Vale destacar que, segundo informou o Banco Central, as transações através do Pix Cobranças serão registradas em até dez segundos e com isenção de custos para pessoas físicas”, explica João Esposito, CEO da accountech Express CTB.

De acordo com Esposito, a novidade é muito esperada por empresas e também por consumidores, uma vez que permitirá a compensação instantânea de pagamentos, diferentemente do que acontece atualmente com os boletos, que podem levar até três dias úteis para compensação.

Os especialistas da Express CTB listaram os principais benefícios do Pix Cobranças para empresas e consumidores:

Compensação e recebimento instantâneo dos pagamentos realizados;
Oferta de uma nova forma de pagamento aos clientes;
Melhoria no fluxo de caixa das empresas e na previsibilidade de receitas;
Funcionalidade de baixo custo;
Redução de custos operacionais para empresas;
Otimização do processo de vendas;
Digitalização do dinheiro e redução de riscos.

“Com esses benefícios, a expectativa do Banco Central é para um grande sucesso do Pix Cobranças”, diz Lisiane Queiroga, coordenadora fiscal da Express CTB.

Quais são as principais diferenças entre o Pix Cobranças e os boletos bancários?

Lançado no dia 16 de novembro de 2020, o Pix já faz muito sucesso entre os brasileiros. A nova solução de pagamento desenvolvida pelo Banco Central em conjunto com bancos e outras instituições financeiras já conta com mais de 133 milhões de chaves cadastradas.

Como alternativa ao TED e ao DOC, o Pix tem sido de grande ajuda, uma vez que não possui limites de horário, funciona em qualquer dia da semana, inclusive aos domingos e feriados, e ainda conta com compensação instantânea na conta de destino. “As transações via Pix são simplificadas, ou seja, não necessitam de dados bancários e informações completas do destinatário, basta um QR Code válido ou então uma das chaves, que podem ser o CPF, e-mail, número de celular, ou uma chave aleatória gerada pela própria ferramenta”, esclarece Lisiane.

Através de QR Code ou por meio das chaves, as transações via Pix podem ser facilmente realizadas, via internet banking ou smartphone. No entanto, apesar de abrir vantagem em relação às demais modalidades de transferência, o Pix ainda perde espaço para os boletos bancários, uma vez que ainda não é possível gerar QR Codes com vencimento em data futura.

Sendo assim, é possível destacar as seguintes diferenças entre o Pix Cobranças que prometem colocar a nova ferramenta à frente dos boletos bancários:

Sem limite de horário para pagamento;
Pagamentos em qualquer dia da semana;
Compensação e geração instantânea;
Não depende de registro;
Redução de custos;
Pagamento facilitado.

Agora que você já conhece tudo sobre o Pix Cobrança é hora de aguardar por essa tão esperada novidade.

Sobre a Express CTB

A Express CTB é uma accountech que tem o objetivo de democratizar os serviços empresariais. A Express CTB auxilia na legalização de empresas, certificações digitais, impostos, finanças, assuntos jurídicos, departamentos de contas e pessoal, entre outros, em poucos minutos, contando com tecnologia e consultoria especializada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo