Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

eSocial: pequenas empresas devem enviar eventos de folha de pagamento a partir de maio

Terceira fase do programa começa no dia 10 de maio. Entenda as vantagens de não deixar para a última hora.

Os Microempreendedores Individuais (MEI), as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional, as entidades sem fins lucrativos e as pessoas físicas (com exceção de empregados domésticos), que fazem parte do grupo 3 do eSocial, entrarão na fase 3 do cronograma de implantação no dia 10 de maio. O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do Governo Federal que engloba todos os dados do trabalhador, ou seja, tudo o que acontecer na sua vida laboral, unindo os dados gerados pelas empresas, o que inclui as obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, como pagamento de INSS, FGTS e auxílio-doença.

Nessa etapa, as empresas do grupo três, que já entregaram as obrigações das fases 1 e 2, precisam enviar os eventos periódicos ligados às folhas de pagamento - as informações sobre a remuneração dos trabalhadores que estiveram a serviço do empregador durante a competência. Só é possível o envio da terceira fase caso a primeira e a segunda tenham sido mandadas corretamente e o não envio dos dados poderá acarretar autuação pela Receita Federal.

Para ajudar nessa etapa tão complexa do eSocial, Mariza Machado, especialista editorial da IOB marca da ao³ - referência nas áreas contábil, fiscal, tributária e trabalhista - destacou três dicas que podem ajudar na entrega dessa terceira fase:

Atenção ao prazo

As empresas que não efetuarem a entrega dentro do prazo poderão ser multadas e autuadas pela Receita Federal. Então, o ideal é já se preparar a partir do início do prazo, 10 de maio (lembrando que as informações englobam os fatos geradores ocorridos desde 1º de maio), e não deixar para fazer a entrega dos eventos perto da data limite, no dia 15 de junho.

Conhecimento na área

Para o envio dos eventos periódicos com assertividade é necessário que já tenha sido realizada a correlação entre a tabela das rubricas da empresa com a tabela 3 do eSocial, para tanto é preciso ter conhecimento tanto da legislação como do sistema. Caso tenha dúvidas, o ideal é consultar um contador.

A ao³ conta com uma equipe de Guardiões que auxilia os seus clientes profissionais contábeis na entrega do eSocial.

Revise os dados

Antes de realizar o envio dos eventos de folha de pagamento é indispensável conferir os valores, as incidências, evitando erros.

A folha de pagamento no eSocial é um conjunto de informações que reúne a remuneração do colaborador durante determinada competência.

Sobre ao³

A ao³ potencializa negócios de mais de 100 mil micro, pequenas e médias empresas e 20 mil escritórios de contabilidade por meio de tecnologia e atitude de mais de 1.000 colaboradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo