Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Imposto de Renda entregue: agora é hora de consultar a restituição

Até o dia 30 de abril, mais de 16 milhões de declarações do imposto de renda foram entregues, número que representa metade do total previsto pela Receita Federal do Brasil. Já a outra metade deve entregar sua declaração até dia 31 de maio. Para esses contribuintes é hora de acelerar o processo de preenchimento e entrega, pois dificilmente vamos ter outra dilatação de prazo.

Desses 16 milhões de contribuintes que já entregaram a declaração, alguns estão esperando a restituição dos valores. Antes de fazer a restituição a Receita Federal analisa a declaração, para verificar eventuais inconsistência nas informações apresentadas pelos contribuintes, empregados, instituições financeiras e prestadores de serviços (ex. médicos e educacionais). Após a análise e cruzamento das informações, se estas não tiverem nenhuma divergência, o contribuinte entra em uma fila de restituição.

As restituições vão ocorrer nos seguintes lotes:
• 1º (primeiro) lote em 31 de maio de 2021;
• 2º (segundo) lote, em 30 de junho de 2021;
• 3º (terceiro) lote, em 30 de julho de 2021;
• 4º (quarto) lote, em 31 de agosto de 2021;
• 5º (quinto) lote, em 30 de setembro de 2021.

Terão prioridade à restituição os contribuintes:

a) com idade igual ou superior a 60 anos, assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos;
b) portadores de deficiência física ou mental;
c) portadores de tuberculose ativa, esclerose múltipla, neoplasia maligna, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome de imunodeficiência adquirida, ou outra doença grave, com base em conclusão da medicina especializada, mesmo que a doença tenha sido contraída após o início do processo; e
d) cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Após as prioridades, os contribuintes começam a receber a restituição por ordem de entrega das declarações (quem entregou a declaração nos primeiros dias de marços recebe antes os valores).

Existem duas alternativas básicas para consultar a restituição dos valores, primeiro no portal da Receita Federal, o contribuinte deve procurar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Se for o primeiro acesso, vai gerar um código de acesso, usando com base as duas últimas declarações enviadas para receita federal. Dentro do e-CAC o contribuinte deve buscar o campo do "Meu Imposto de Renda". O segundo caminho é baixar o APP oficial da Receita Federal, chamado "IRPF". Após um cadastro, o contribuinte também acessa as informações das suas declarações (atual e de anos anteriores).

No portal do e-CAC ou no aplicativo do IRPF, o contribuinte pode consultar também se caiu na malha fina, e corrigir as eventuais inconsistências, mas esse assunto malha fina é tema para outro debate.

Imposto de Renda Solidário

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do curso de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), segue com o atendimento do Imposto de Renda Solidário até o dia 22 de maio de 2021, de 2021, de forma online.

Os atendimentos nos dias de semana ocorrem no horário entre 14h até 17h e, aos sábados, entre 9h e 13h, sendo necessário fazer agendamento pelo site http://irmackenzie.setmore.com

Para a videoconferência, deverá ser baixado no celular do contribuinte o aplicativo Teleport.Video. Para celulares Android, acesse aqui, já para iPhone, acesse aqui. Vale lembrar que o atendimento não tem custo e tem duração de 30 minutos, com atendimento de professor e alunos. O IR Solidário não executa o envio da declaração do contribuinte, mas sim esclarece dúvidas.

Por último, o limite para participação é de R$ 81 mil em renda e o patrimônio não pode ser superior a R$ 500 mil, também não serão atendidos os rendimentos recebidos acumuladamente (RRA), espólio e renda variável.

O professor Murillo Torelli, um dos organizadores do IR Solidário, ressalta que "apesar de postergação, é recomendável fazer o quanto antes, pois a declaração de 2021 tem alguns pontos de atenção/novidades, principalmente relacionadas com a possível devolução do auxílio emergencial, o lançamento dos valores recebidos pelo Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEM) e o fato de alguns contadores estarem com trabalho reduzido devido as restrições do lockdown. Além disso, os lotes de restrições seguem as mesmas regras, atendendo os contribuintes prioritários e posteriormente os contribuintes que entregaram as declarações primeiro. Deixar o preenchimento e entrega da declaração para os últimos dias pode resultar em risco maiores de erros e maior demora para receber a restituição".

Os especialistas do curso de Ciências Contábeis estão à disposição para comentar sobre IR 2021 e sobre o Imposto de Renda Solidário.

Serviço
IR Solidário 2021 - Tira dúvidas
Data: até 31 de maio
Horário: segunda a sexta: das 14h até 17h; sábado: das 9h até 13h
Agendamento: http://irmackenzie.setmore.com
Aplicativo Teleport Video:
Android http://play.google.com/store/apps/details?id=com.anywhere.link&hl=pt_BR&gl=US
iOS - http://apps.apple.com/us/app/teleport-video/id1331488862

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo