Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Edson Gonçalves, pesquisador do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura (FGV CERI) comenta o balanço do leilão da Cedae, encerrado hoje, 30/4

"O leilão foi verdadeiro um sucesso, tanto para o Brasil, quanto para o estado do Rio de Janeiro. Acredito que daqui a um tempo teremos muitos outros investimentos oriundos da iniciativa privada. A concessão superou as expectativas, contabilizando um grande ágio no total, considerando todos os blocos. O bloco 3 demandava menos capex, e teve apenas o grupo a Aegea como interessado. No entanto, seguindo as regras do leilão, como o grupo já havia vencido outros dois blocos, optou por sair da concorrência do bloco 3. Portanto, não tivemos um vencedor para este bloco. Mas a perspectiva com a arrecadação foi bastante positiva e nada impede que futuramente haja uma nova tentativa de relicitar a região correspondente ao bloco 3."

O leilão representa um divisor de águas no setor de saneamento do Brasil, pois é o primeiro grande projeto de concessão após o novo marco regulatório. Para Gonçalves, do ponto de vista das vencedoras, "certamente será uma excelente oportunidade de investimento seguro, de longo prazo."

Também afirma que a licitação servirá de estímulo para que outras cidades brasileiras invistam em parcerias público-privadas e projetos de concessão. "A Cedae é um ativo grandioso, localizada numa das cidades mais importantes do mundo, que é o Rio de Janeiro. Espero que a iniciativa abra caminho para outras cidades do país."

O pesquisador ressalta ainda o bom nível das empresas participantes, formado por companhias sólidas, com expertise em saneamento e infraestrutura, além de fundos de investimentos privados. Ele afirma que as ganhadoras terão um longo desafio pela frente. "É preciso considerar que ainda há muitos investimentos serem feitos, como melhoria de gestão, redução de perdas, combate à inadimplência, mas é uma boa oportunidade de investimento, com certeza."

Entre as vantagens oferecidas à população com a concessão da Cedae, ele destaca o aumento da eficiência, redução de custos e a qualidade do serviço prestado. Tais benefícios serão convertidos em maior lucratividade e retorno para os acionistas das empresas privadas, assim como os da estatal.

"A gestão da Cedae por empresas capacitadas representa não apenas melhoria do serviço prestado, como também o início de um processo de recuperação fiscal para o governo do estado do Rio de Janeiro. A partir do momento em que a população conta com um serviço público monitorado e suscetível a sanções em caso de não cumprimento de suas metas, o jogo muda de figura. Este será um jogo de ganha-ganha, um verdadeiro marco."


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo