SEGS Portal Nacional

Economia

Cinco dicas para ganhar dinheiro investindo pouco por mês

  • Terça, 20 Abril 2021 10:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Sala
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Rodrigo Cohen, investidor profissional (CNPI-T) e co-fundador da Escola da Investimentos, é quem lista os principais passos para começar a investir com pouco dinheiro no mercado financeiro e obter resultados assertivos

O sonho de muitas pessoas é conseguir ganhar dinheiro, em um curto prazo de tempo, seja como uma forma de renda extra, para realizar um sonho ou para ter uma qualidade de vida melhor. É possível realizar esse desejo por meio do mercado de investimentos, utilizando parte do seu saldo mensal para gerar e render lucros futuros. Mas, será que é possível começar a investir com pouco dinheiro e ter retorno suficiente para melhores condições de vida? Como começar?

Pensando em esclarecer essa dúvidas, Rodrigo Cohen, investidor profissional (CNPI-T) e co-fundador da Escola de Investimentos - instituição online lançada com o objetivo de democratizar o conhecimento do assunto e torná-lo acessível para todos -, lista, a seguir, algumas dicas para ajudar as pessoas a investirem com pouco dinheiro e conseguirem ter um bom retorno:

1. Tenha uma reserva de emergência

A primeira dica, antes de começar a investir, é ter uma reserva de emergência. É muito importante guardar uma parte da sua renda todo mês, porque, caso surja algum problema, seja pessoal ou relacionado ao investimento, essa reserva poderá ser usada para superar as adversidades. “Na pior das hipóteses, se acontecer alguma coisa, você terá a sua reserva e ficará muito mais tranquilo para fazer seus investimentos”, aconselha Rodrigo.

2. Trace objetivos e tenha claro qual será o destino do retorno financeiro

Outro passo importante na hora de investir é colocar no papel quais são os seus objetivos com o investimento, ou seja, em que o dinheiro será usado e quanto você tem para começar. “A Educação Financeira consegue ajudar quem quer começar a investir, trazendo uma visão realista dos indicadores que existem, para que, assim, seja possível fazer investimentos que tenham um retorno real, não nominal”, afirma Rodrigo. “Além disso, ela permite que você conheça todas as possibilidades que existem no mercado, invista de forma inteligente e use sempre o tempo a seu favor, não contra você”, completa.

3. Faça escolhas certas, de acordo com o seu perfil, e pesquise bem antes de começar

Existem três tipos de investidores: conservador, moderado e agressivo. De acordo com Rodrigo, antes de começar a investir, é importante também saber qual perfil se adequa a cada realidade, pois as pessoas têm prioridades distintas de investimentos. “É imprescindível saber o que existe no mercado e como investir de forma inteligente, de acordo com cada tipo de investidor. Assim, a pessoa conseguirá ter uma visão ampla dos lucros futuros”, explica. A partir disso, é possível escolher os caminhos certos e ter um retorno dentro de uma base mínima esperada. Saiba usar a internet a seu favor. Procure quais são as melhores opções e as instruções para que o seu investimento saia do papel e se torne algo real. “Através de uma boa pesquisa, você consegue saber onde você pode investir e se aquela alternativa é de confiança”, explica Cohen.

4. Não tenha pressa! Foque sempre no retorno a longo prazo

Segundo o especialista, outra dica valiosa é investir pensando sempre no longo prazo. "As pessoas, infelizmente, têm pressa em ganhar dinheiro e, muitas vezes, acabam depositando tudo o que tem, sem saber, o ganho real que terá com isso e quando ele virá”, comenta. “É muito importante que a pessoa saiba, na hora de investir, que ela não vai ficar rica do dia para a noite. Ninguém fica. Há muito caminho a ser percorrido até chegar a um alto patamar”, alerta Rodrigo. Vale ressaltar que é muito difícil o investidor ter uma obrigação de rentabilidade, porque não depende dele, mas, sim, de como o mercado financeiro vai estar. “Continue trabalhando e use o investimento como mais uma fonte de renda, não dependa inteiramente dos lucros. O investimento é uma visão para longo prazo, para projetar uma aposentadoria ou planejar viver dos seus dividendos no futuro”, aconselha.

5. Diversifique - tenha mais de uma opção de investimento

Existe uma variedade de lugares onde o dinheiro pode ser investido e Rodrigo aconselha a não investir apenas em um único método. É possível aplicar, por exemplo, em Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), que têm como objetivo explorar a locação de imóveis. “Quando se compara com renda fixa, ele gera lucros acima da média no mercado. Mais precisamente, é possível ganhar três vezes o valor que a renda fixa dá por mês”, explica o co-fundador da Escola de Investimentos.

Outra opção é investir na Bolsa de Valores. Porém, é imprescindível ter em mente que, apesar de ser o investimento mais procurado, ela pode gerar uma perda de dinheiro momentânea no curto prazo de tempo. “Uma boa opção para esse tipo de investimento é escolher um banco, especialmente as corretoras. Assim, você terá uma garantia de que seu dinheiro estará seguro”, comenta. Outras ações indicadas são as empresas sólidas e os bancos grandes, além de investimento em criptomoedas, como fonte de diversificação.

Por fim, o especialista ainda ressalta que o mais importante na hora de investir é sair da zona de conforto, dar o primeiro passo e começar. “Não é preciso ter muito dinheiro para começar a investir. Basta, apenas, ir em frente e investir, independente das circunstâncias”, comenta Rodrigo. “Comece investindo aos poucos e, com o passar do tempo, invista mais. Consequentemente, o retorno tende a ser cada vez maior também”, finaliza.

Para mais informações sobre educação financeira ou inscrições nos cursos da Escola de Investimentos, basta entrar no site da instituição ou seguir o perfil de Rodrigo (@rodrigocohenoficial) e da escola no Instagram (@escoladeinvestimentosoficial).

Sobre Rodrigo Cohen

Formado em engenharia elétrica/computação, Rodrigo Cohen virou trader em tempo integral em 2013, quando tirou seu certificado de analista técnico de investimentos e entrou para o mercado financeiro em 2000. Idealizador da Escola de Investimentos e criador do método O Grande Plano, é responsável pela transformação de mais de 28 mil pessoas comuns em investidores nesse mercado. Atualmente, suas redes sociais (Youtube e Instagram) já somam mais de 750 mil seguidores e mais de 23 milhões de visualizações em 2020, com conteúdo prático que já gerou resultados gratuitamente para milhares de pessoas. Rodrigo trabalhou como analista na XP Investimentos e teve passagens pelo Portal do Trader e Rico Investimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version