Brasil,

Cinco dicas para ganhar dinheiro investindo pouco por mês

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Sala
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Rodrigo Cohen, investidor profissional (CNPI-T) e co-fundador da Escola da Investimentos, é quem lista os principais passos para começar a investir com pouco dinheiro no mercado financeiro e obter resultados assertivos

O sonho de muitas pessoas é conseguir ganhar dinheiro, em um curto prazo de tempo, seja como uma forma de renda extra, para realizar um sonho ou para ter uma qualidade de vida melhor. É possível realizar esse desejo por meio do mercado de investimentos, utilizando parte do seu saldo mensal para gerar e render lucros futuros. Mas, será que é possível começar a investir com pouco dinheiro e ter retorno suficiente para melhores condições de vida? Como começar?

Pensando em esclarecer essa dúvidas, Rodrigo Cohen, investidor profissional (CNPI-T) e co-fundador da Escola de Investimentos - instituição online lançada com o objetivo de democratizar o conhecimento do assunto e torná-lo acessível para todos -, lista, a seguir, algumas dicas para ajudar as pessoas a investirem com pouco dinheiro e conseguirem ter um bom retorno:

1. Tenha uma reserva de emergência

A primeira dica, antes de começar a investir, é ter uma reserva de emergência. É muito importante guardar uma parte da sua renda todo mês, porque, caso surja algum problema, seja pessoal ou relacionado ao investimento, essa reserva poderá ser usada para superar as adversidades. “Na pior das hipóteses, se acontecer alguma coisa, você terá a sua reserva e ficará muito mais tranquilo para fazer seus investimentos”, aconselha Rodrigo.

2. Trace objetivos e tenha claro qual será o destino do retorno financeiro

Outro passo importante na hora de investir é colocar no papel quais são os seus objetivos com o investimento, ou seja, em que o dinheiro será usado e quanto você tem para começar. “A Educação Financeira consegue ajudar quem quer começar a investir, trazendo uma visão realista dos indicadores que existem, para que, assim, seja possível fazer investimentos que tenham um retorno real, não nominal”, afirma Rodrigo. “Além disso, ela permite que você conheça todas as possibilidades que existem no mercado, invista de forma inteligente e use sempre o tempo a seu favor, não contra você”, completa.

3. Faça escolhas certas, de acordo com o seu perfil, e pesquise bem antes de começar

Existem três tipos de investidores: conservador, moderado e agressivo. De acordo com Rodrigo, antes de começar a investir, é importante também saber qual perfil se adequa a cada realidade, pois as pessoas têm prioridades distintas de investimentos. “É imprescindível saber o que existe no mercado e como investir de forma inteligente, de acordo com cada tipo de investidor. Assim, a pessoa conseguirá ter uma visão ampla dos lucros futuros”, explica. A partir disso, é possível escolher os caminhos certos e ter um retorno dentro de uma base mínima esperada. Saiba usar a internet a seu favor. Procure quais são as melhores opções e as instruções para que o seu investimento saia do papel e se torne algo real. “Através de uma boa pesquisa, você consegue saber onde você pode investir e se aquela alternativa é de confiança”, explica Cohen.

4. Não tenha pressa! Foque sempre no retorno a longo prazo

Segundo o especialista, outra dica valiosa é investir pensando sempre no longo prazo. "As pessoas, infelizmente, têm pressa em ganhar dinheiro e, muitas vezes, acabam depositando tudo o que tem, sem saber, o ganho real que terá com isso e quando ele virá”, comenta. “É muito importante que a pessoa saiba, na hora de investir, que ela não vai ficar rica do dia para a noite. Ninguém fica. Há muito caminho a ser percorrido até chegar a um alto patamar”, alerta Rodrigo. Vale ressaltar que é muito difícil o investidor ter uma obrigação de rentabilidade, porque não depende dele, mas, sim, de como o mercado financeiro vai estar. “Continue trabalhando e use o investimento como mais uma fonte de renda, não dependa inteiramente dos lucros. O investimento é uma visão para longo prazo, para projetar uma aposentadoria ou planejar viver dos seus dividendos no futuro”, aconselha.

5. Diversifique - tenha mais de uma opção de investimento

Existe uma variedade de lugares onde o dinheiro pode ser investido e Rodrigo aconselha a não investir apenas em um único método. É possível aplicar, por exemplo, em Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), que têm como objetivo explorar a locação de imóveis. “Quando se compara com renda fixa, ele gera lucros acima da média no mercado. Mais precisamente, é possível ganhar três vezes o valor que a renda fixa dá por mês”, explica o co-fundador da Escola de Investimentos.

Outra opção é investir na Bolsa de Valores. Porém, é imprescindível ter em mente que, apesar de ser o investimento mais procurado, ela pode gerar uma perda de dinheiro momentânea no curto prazo de tempo. “Uma boa opção para esse tipo de investimento é escolher um banco, especialmente as corretoras. Assim, você terá uma garantia de que seu dinheiro estará seguro”, comenta. Outras ações indicadas são as empresas sólidas e os bancos grandes, além de investimento em criptomoedas, como fonte de diversificação.

Por fim, o especialista ainda ressalta que o mais importante na hora de investir é sair da zona de conforto, dar o primeiro passo e começar. “Não é preciso ter muito dinheiro para começar a investir. Basta, apenas, ir em frente e investir, independente das circunstâncias”, comenta Rodrigo. “Comece investindo aos poucos e, com o passar do tempo, invista mais. Consequentemente, o retorno tende a ser cada vez maior também”, finaliza.

Para mais informações sobre educação financeira ou inscrições nos cursos da Escola de Investimentos, basta entrar no site da instituição ou seguir o perfil de Rodrigo (@rodrigocohenoficial) e da escola no Instagram (@escoladeinvestimentosoficial).

Sobre Rodrigo Cohen

Formado em engenharia elétrica/computação, Rodrigo Cohen virou trader em tempo integral em 2013, quando tirou seu certificado de analista técnico de investimentos e entrou para o mercado financeiro em 2000. Idealizador da Escola de Investimentos e criador do método O Grande Plano, é responsável pela transformação de mais de 28 mil pessoas comuns em investidores nesse mercado. Atualmente, suas redes sociais (Youtube e Instagram) já somam mais de 750 mil seguidores e mais de 23 milhões de visualizações em 2020, com conteúdo prático que já gerou resultados gratuitamente para milhares de pessoas. Rodrigo trabalhou como analista na XP Investimentos e teve passagens pelo Portal do Trader e Rico Investimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar