Brasil,

Especialista explica por que setor energético tem potencial para gerar milhares de empregos em 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Lanfranchi Pedrozo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Coordenador de engenharia elétrica do Centro Universitário Facens fala sobre mercado, formação e expectativas do setor

O assunto energia elétrica está em alta desde o início deste ano. Não apenas pelo valor elevado das contas, gerado pela necessidade de acionamento das termoelétricas em decorrência do período de estiagem, mas também pelo aumento no consumo, que subiu 2,7% no quarto trimestre de 2020, de acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica . Embora a alta na demanda seja preocupante em relação à capacidade de geração e distribuição energética, considera-se que o país está crescendo e, com isso, que novos empregos no setor estão surgindo.

De acordo com Heverton Bacca, coordenador do curso de engenharia elétrica do Centro Universitário Facens, a demanda de consumo de energia elétrica no Brasil tende a crescer proporcionalmente ao PIB. Sendo assim, há sempre a necessidade de investimento em geração, produção e distribuição de energia elétrica e, consequentemente, ocorre o aumento de oferta de emprego no setor.

"É fundamental que os alunos de engenharia elétrica tenham contato e se formem prontos para trabalhar neste setor. Este é um dos motivos pelos quais a Facens, recentemente, fechou uma parceria com a CPFL Energia e a NARI Brasil, e possui uma subestação de energia dentro do campus, proporcionando uma experiência ímpar para os estudantes", ressalta Heverton.

Ainda de acordo com Bacca, outro setor energético que deve ofertar muitas oportunidades de emprego neste ano, é o fotovoltaico. "Dados da ABSOLAR apontam que a energia solar gerou mais de 147 mil empregos no brasil em 2020. Considerando que há um aumento progressivo no investimento de energia fotovoltaica, a tendência de crescimento segue para este ano. A associação projeta ainda que a maior parcela destes postos de trabalho deverá vir do segmento de geração distribuída, que serão responsáveis por mais de 118 mil empregos neste ano. Dos R﹩ 22,6 bilhões de investimentos previstos para este ano, a geração distribuída corresponderá a cerca de R﹩ 17,2 bilhões", destaca Heverton.

Pensando nisso, o coordenador de engenharia elétrica da Facens afirma que a experiência com a energia fotovoltaica é outra grande vantagem na formação ofertada pela instituição de ensino, já que o campus também conta com sua própria subestação geradora. "Nos preocupamos ao máximo em oferecer um curso completo, em que o aluno tenha possibilidade de ter contato com todas as áreas da engenharia elétrica. Isso possibilita que ele se familiarize com setores antes desconhecidos e que tenha ferramentas para atuar em qualquer área do mercado, principalmente o de geração, produção e distribuição de energia, que enfrentam grande escassez de profissionais qualificados", afirma Bacca.

Sobre a Facens

O Centro Universitário Facens é considerado uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil, com nota máxima (5) do MEC. A instituição possui 45 anos de história, com foco na formação cidadã e empreendedora de seus alunos, e na busca constante por inovação social e tecnológica. Oferece 14 cursos de graduação e 29 de pós-graduação, abrangendo áreas como engenharia, tecnologia, arquitetura e urbanismo, liderança e marketing digital. As instalações da Facens, que estão em um espaço verde com mais de 100 mil m², contam com mais de 50 laboratórios especializados e mais de 10 centros de inovação. O Centro Universitário possui inúmeras parcerias com empresas, centros de pesquisa e instituições de ensino no Brasil e no exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar