SEGS Portal Nacional

Economia

Dólar valoriza 3% contra o real em março

  • Quinta, 15 Abril 2021 12:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Yasmim Vital
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Moeda brasileira tem queda devido a piora da pandemia da covid-19 e o atraso na vacinação

No Brasil, o quadro de agravamento da pandemia do novo coronavírus e o atraso na campanha de vacinação, em conjunto com as incertezas recorrentes nos âmbitos político e fiscal, tem contribuído para que a moeda local siga depreciada. O dólar valorizou 3,0% contra o real em março, de acordo com a iHUB Investimentos.

Por outro lado, no mercado de ações, o resultado mensal foi positivo com alta de 6,0% para o Ibovespa, impulsionado pelo desempenho de empresas mais sensíveis à reabertura da economia e ligadas ao setor de commodities.

No dia 17 de março, os diretores do Banco Central Brasileiro voltaram a elevar a taxa básica de juros após quase seis anos, com um aumento de 0,75 ponto porcentual. “O evento provocou um movimento de elevação dos juros futuros no país, e os índices de renda fixa que representam os títulos prefixados, chamados de IRF-M, e atrelados à inflação, IMA-B, tiveram queda mensal de -0,84% e -0,46%,”explica Cunha.

Paulo Cunha, sócio-fundador da iHUB Investimentos, explica que no ambiente das ações, as bolsas globais seguiram o movimento de valorização, pois os índices que representam os mercados acionários dos Estados Unidos, o S&P 500, na Europa, o MSCI Europe, e do mundo, chamado de MSCI ACWI, tiveram alta em dólar de 4,2%, 2,7% e 2,5%, respectivamente.

Renda Fixa

Após um período bastante negativo para a classe de fundos de Renda Fixa e de Crédito, entre o segundo semestre de 2019 e o fim de 2020, foi observado um mês de forte captação líquida para a classe. Dados da ANBIMA mostram fluxos positivos de R$ 12 bilhões em março e cerca de R$ 59 bilhões para o primeiro trimestre de 2021.

Com a retomada do ciclo de alta da taxa SELIC, a taxa de juros básicos da economia, de 2% para 2,75%, no terceiro mês do ano, a atratividade da classe de Renda Fixa começa a voltar e pode se intensificar, conforme a alta dos juros.

Expectativas para abril

De acordo com o sócio-fundador da iHUB, o andamento do mercado deve continuar relacionado com a vacinação das populações dos principais países. Os índices mundiais mais importantes devem sentir mais resistência nas altas por já estarem em topos históricos, e as preocupações quanto à inflação devem fazer os investidores serem mais cautelosos nas próximas semanas.

No Brasil, os juros futuros devem seguir pressionados enquanto não houver uma solução para o orçamento além do encaminhamento das principais reformas, administrativa e tributária. Vale ressaltar que o país ainda é um dos piores emergentes quando calculado o valor da bolsa em dólar, o que demonstra preocupação dos investidores quanto ao quadro político e fiscal brasileiro, por um lado, por outro uma possível oportunidade de upside maior com relação às demais bolsas globais.

Abaixo, confira como foi o desempenho dos principais indicadores em março/2021:

CDI: +0,20%
Dólar: +2,59%
S&P: +4,24%
IBOVESPA: +6,00%

Sobre Paulo Cunha

Paulo Cunha é sócio fundador da iHUB Investimentos, empresa especializada em assessoria de investimentos, com mesa de operação atuante em ações, derivativos e câmbio em tempo real. Possui mais de 1,5 mil clientes no Brasil e em 2014, firmou parceria com a maior plataforma de investimentos da América Latina, fundando a iHUB e sendo um escritório credenciado a XP Investimentos. Desde então, é diretor executivo da empresa, que possui matriz na Vila Olímpia e Alphaville, em São Paulo e Barueri. Também é palestrante e professor sobre investimentos de cursos em plataformas EAD.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 16, 2025 Economia

5 previsões que podem movimentar o mercado cripto em…

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version