Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dólar valoriza 3% contra o real em março

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Yasmim Vital
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Moeda brasileira tem queda devido a piora da pandemia da covid-19 e o atraso na vacinação

No Brasil, o quadro de agravamento da pandemia do novo coronavírus e o atraso na campanha de vacinação, em conjunto com as incertezas recorrentes nos âmbitos político e fiscal, tem contribuído para que a moeda local siga depreciada. O dólar valorizou 3,0% contra o real em março, de acordo com a iHUB Investimentos.

Por outro lado, no mercado de ações, o resultado mensal foi positivo com alta de 6,0% para o Ibovespa, impulsionado pelo desempenho de empresas mais sensíveis à reabertura da economia e ligadas ao setor de commodities.

No dia 17 de março, os diretores do Banco Central Brasileiro voltaram a elevar a taxa básica de juros após quase seis anos, com um aumento de 0,75 ponto porcentual. “O evento provocou um movimento de elevação dos juros futuros no país, e os índices de renda fixa que representam os títulos prefixados, chamados de IRF-M, e atrelados à inflação, IMA-B, tiveram queda mensal de -0,84% e -0,46%,”explica Cunha.

Paulo Cunha, sócio-fundador da iHUB Investimentos, explica que no ambiente das ações, as bolsas globais seguiram o movimento de valorização, pois os índices que representam os mercados acionários dos Estados Unidos, o S&P 500, na Europa, o MSCI Europe, e do mundo, chamado de MSCI ACWI, tiveram alta em dólar de 4,2%, 2,7% e 2,5%, respectivamente.

Renda Fixa

Após um período bastante negativo para a classe de fundos de Renda Fixa e de Crédito, entre o segundo semestre de 2019 e o fim de 2020, foi observado um mês de forte captação líquida para a classe. Dados da ANBIMA mostram fluxos positivos de R$ 12 bilhões em março e cerca de R$ 59 bilhões para o primeiro trimestre de 2021.

Com a retomada do ciclo de alta da taxa SELIC, a taxa de juros básicos da economia, de 2% para 2,75%, no terceiro mês do ano, a atratividade da classe de Renda Fixa começa a voltar e pode se intensificar, conforme a alta dos juros.

Expectativas para abril

De acordo com o sócio-fundador da iHUB, o andamento do mercado deve continuar relacionado com a vacinação das populações dos principais países. Os índices mundiais mais importantes devem sentir mais resistência nas altas por já estarem em topos históricos, e as preocupações quanto à inflação devem fazer os investidores serem mais cautelosos nas próximas semanas.

No Brasil, os juros futuros devem seguir pressionados enquanto não houver uma solução para o orçamento além do encaminhamento das principais reformas, administrativa e tributária. Vale ressaltar que o país ainda é um dos piores emergentes quando calculado o valor da bolsa em dólar, o que demonstra preocupação dos investidores quanto ao quadro político e fiscal brasileiro, por um lado, por outro uma possível oportunidade de upside maior com relação às demais bolsas globais.

Abaixo, confira como foi o desempenho dos principais indicadores em março/2021:

CDI: +0,20%
Dólar: +2,59%
S&P: +4,24%
IBOVESPA: +6,00%

Sobre Paulo Cunha

Paulo Cunha é sócio fundador da iHUB Investimentos, empresa especializada em assessoria de investimentos, com mesa de operação atuante em ações, derivativos e câmbio em tempo real. Possui mais de 1,5 mil clientes no Brasil e em 2014, firmou parceria com a maior plataforma de investimentos da América Latina, fundando a iHUB e sendo um escritório credenciado a XP Investimentos. Desde então, é diretor executivo da empresa, que possui matriz na Vila Olímpia e Alphaville, em São Paulo e Barueri. Também é palestrante e professor sobre investimentos de cursos em plataformas EAD.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar