SEGS Portal Nacional

Economia

Disparada do IGP-M pode trazer dor de cabeça para inquilinos e proprietários

  • Quarta, 14 Abril 2021 11:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Índice Geral de Preços – Mercado, (IGP-M) é indicador padrão utilizado para reajustar grande parte dos contratos de aluguel

Divulgado em março pela Fundação Getúlio Vargas, o IGP-M registrou alta de 2,94% no mês, 8,26% em 2021, alcançando 31,10% de aumento no acumulado dos últimos 12 meses. A alta é alavancada pelo aumento no preço dos combustíveis e a disparada do indicador tem feito proprietários de imóveis e seus inquilinos perderem o sono com os possíveis reajustes no valor dos alugueis.

“O IGP-M é conhecido como a “inflação do aluguel”, uma vez que serve de parâmetro para o reajuste da maioria dos contratos de locação, seja comercial ou residencial. Ele sofre bastante influência das variações do dólar, bem como das cotações internacionais de produtos primários e matérias-primas”, explica o advogado Matheus Cifani, especialista em questões imobiliárias.

Caminho é a renegociação

O especialista explica que os proprietários possuem um imóvel alugado esperando e contando com a renda para cumprir seus compromissos, e nesse sentido o imóvel vazio significa a perda dessa receita e o incremento de novas despesas, como o condomínio, água, luz, dentre outros gastos. “O inquilino, por sua vez, atravessa momento delicado causado especialmente pela alta da inflação, desvalorização da moeda e perda de poder econômico”.

Segundo Cifani, em situações como esta, o melhor caminho é o diálogo. “O locador tem o direito de reajustar pelo índice do IGP-M, entretanto o locatário pode não conseguir permanecer no imóvel com o valor reajustado. Nenhuma das partes quer a quebra ou mesmo a não-renovação dos contratos locatícios. Um acordo que possa atender a ambos é sempre o ideal.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Mar 10, 2026 Economia

Renda passiva com imóveis exige conta fechada e não…

Mar 09, 2026 Economia

Na hora de escolher o imóvel, a palavra final é delas

Mar 06, 2026 Economia

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda…

Mar 05, 2026 Economia

Ano eleitoral pede planejamento financeiro rigoroso e…

Mar 04, 2026 Economia

Custos invisíveis de produção desafiam rentabilidade da…

Mar 03, 2026 Economia

Recuperação judicial é alternativa estratégica para o…

Mar 02, 2026 Economia

A Reforma Tributária e as negociações sindicais: como…

Fev 27, 2026 Economia

Malha fina: veja os erros mais comuns no Imposto de…

Fev 27, 2026 Economia

Pagamento por Pix no ponto de venda: praticidade no…

Fev 26, 2026 Economia

Tarifaço global entra em 2026, pressiona o comércio…

Fev 25, 2026 Economia

Queda de 1 ponto no juro do financiamento imobiliário…

Fev 24, 2026 Economia

Planejamento tributário inadequado aumenta riscos e…

Fev 23, 2026 Economia

Você sabe como fica a rotina do empreendedor com a…

Fev 20, 2026 Economia

Da teoria à prática: como a Reforma Tributária deve…

Fev 19, 2026 Economia

Mercado de financiamento de litígios chega a US$ 20…

Fev 18, 2026 Economia

Reforma Tributária muda regras do aluguel e aumenta…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version