Brasil,

Disparada do IGP-M pode trazer dor de cabeça para inquilinos e proprietários

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Índice Geral de Preços – Mercado, (IGP-M) é indicador padrão utilizado para reajustar grande parte dos contratos de aluguel

Divulgado em março pela Fundação Getúlio Vargas, o IGP-M registrou alta de 2,94% no mês, 8,26% em 2021, alcançando 31,10% de aumento no acumulado dos últimos 12 meses. A alta é alavancada pelo aumento no preço dos combustíveis e a disparada do indicador tem feito proprietários de imóveis e seus inquilinos perderem o sono com os possíveis reajustes no valor dos alugueis.

“O IGP-M é conhecido como a “inflação do aluguel”, uma vez que serve de parâmetro para o reajuste da maioria dos contratos de locação, seja comercial ou residencial. Ele sofre bastante influência das variações do dólar, bem como das cotações internacionais de produtos primários e matérias-primas”, explica o advogado Matheus Cifani, especialista em questões imobiliárias.

Caminho é a renegociação

O especialista explica que os proprietários possuem um imóvel alugado esperando e contando com a renda para cumprir seus compromissos, e nesse sentido o imóvel vazio significa a perda dessa receita e o incremento de novas despesas, como o condomínio, água, luz, dentre outros gastos. “O inquilino, por sua vez, atravessa momento delicado causado especialmente pela alta da inflação, desvalorização da moeda e perda de poder econômico”.

Segundo Cifani, em situações como esta, o melhor caminho é o diálogo. “O locador tem o direito de reajustar pelo índice do IGP-M, entretanto o locatário pode não conseguir permanecer no imóvel com o valor reajustado. Nenhuma das partes quer a quebra ou mesmo a não-renovação dos contratos locatícios. Um acordo que possa atender a ambos é sempre o ideal.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar