Brasil,

Especialista do mercado financeiro ensina a evitar golpes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcia Marcon
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

O especialista orienta pesquisar a credibilidade de quem está indicando o investimento para evitar cair em golpes - Freepik O especialista orienta pesquisar a credibilidade de quem está indicando o investimento para evitar cair em golpes - Freepik

A promessa de renda fácil e lucros altos é tentadora e sempre acaba atraindo pessoas dispostas a investir o dinheiro poupado durante toda uma vida em ‘oportunidades’ que nada mais são do que verdadeiros golpes. Estelionatários são criativos e montam diversas armadilhas para capturar suas vítimas. E, no atual cenário econômico, com investimentos pouco rentáveis, encontram solo fértil para emplacar seus golpes. “Queremos sempre o caminho mais fácil, para obter lucros altos, aposentadoria aos 40 anos, tudo sem esforço. Milagres não existem. Fuja da futurologia de tantos consultores. Como se tivessem bola de cristal, eles “preveem” quanto será a inflação, como se comportará a Bolsa, quais empresas vão explodir. E isso não é possível, pois o mercado é dinâmico. Eles se aproveitam do estado emocional e do desejo que temos de crescer”, afirma o gestor de riscos e especialista em planejamento financeiro Hilton Vieira.

O especialista explica que existem gatilhos mentais usados pelos golpistas para fazer os investidores caírem em suas propostas, pois por mais consciente e racional que as pessoas possam ser, a grande maioria das ações são tomadas baseadas na emoção. Com base nisso, os estelionatários usam as mais diversas ferramentas para manipular o investidor.

A Prova Social é um desses gatilhos. Testemunhos falsos, seguidores no Instagram e inscritos no YouTube não são fatores que devem gerar confiança. “Não confie naquela famosa “dica do amigão”. Não é porque muitos estão fazendo que a prática é realmente ética, honesta e possui resultados efetivos”, diz Vieira.

A Autoridade, quando o golpista se coloca como um grande especialista no assunto, mas não apresenta embasamento a não ser suas publicações e propagandas. Esse é um outro gatilho. "Não se deixe influenciar por casas, carros e roupas caras. Isso não embasa conhecimento e credibilidade", alerta o especialista.

Tem ainda a Escassez, quando a oportunidade de aplicar naquele investimento é única, com poucos participantes, e a Novidade, um tipo de investimento revolucionário, jamais visto.

O especialista orienta pesquisar a credibilidade de quem está indicando o investimento para evitar cair em golpes

Para escapar dos golpes, segundo Vieira, é preciso pesquisar sobre a credibilidade do consultor ou de quem esteja indicando o investimento. Quais são seus clientes, seu histórico de resultados, se pertence a alguma instituição séria e consolidada. “Não acredite nos “atalhos” que você vê na internet ou que são indicados pelos seus amigos. Quando aparece uma verdadeira “barbada”, muito exclusiva, abra o olho, quase sempre é golpe. Procure saber o que os veículos de comunicação sérios e os verdadeiros especialistas financeiros estão falando sobre essa “nova oportunidade”, alerta.

Vieira diz que por mais dinâmico que seja o mercado financeiro, as regras para a composição de riqueza continuam as mesmas. “Controle seus gastos, poupe, busque conhecimento com especialistas e veículos de comunicação sérios e consolidados, invista o seu dinheiro de forma inteligente para, no médio e longo prazo, ter bons resultados”, ensina.

Hilton Vieira é especialista em gestão de risco e planejamento financeiro


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar