SEGS Portal Nacional

Economia

Brasileiros buscam novas formas de investir o dinheiro

  • Quarta, 07 Abril 2021 11:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Lourenço
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

O perfil do investidor define por exemplo, o que ele espera em termos de segurança e resultado

Quem até hoje nunca preocupou com seu futuro ou da sua família? Ou pensou em garantir uma boa aposentadoria sem depender do Governo? Essas e outras perguntas fazem parte da vida de milhares de pessoas quando o assunto é investir o seu dinheiro. Mas, mesmo diante dessas dúvidas algumas pessoas ainda têm medo ou receio de fazer operações mais arriscadas.

O Brasil e o mundo enfrentam uma forte crise financeira por conta da pandemia da Covid-19. Apesar de expectativas em relação à vacina, ainda não há data prevista ao atendimento amplo da população, com 100% de eficácia, e persistem dúvidas sobre a volta da economia à normalidade.

De acordo com Carlos Lopes, economista e assessor de investimentos da Aspen Investimentos, com o avanço do desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus, já se espera um aumento de cerca de 3% do PIB em 2021. “Devido a comércios, escolas e serviços funcionando parcialmente ou fechados houve a diminuição no lucro e consequentemente a queda na renda mensal de diversas famílias. Com isso, muitos brasileiros foram obrigados a rever suas contas passando a buscar novas formas de investir o dinheiro”, explica.

O economista Carlos Lopes, ressalta também que o cenário da pandemia despertou nas pessoas novas formas de aplicar seu capital. É o que mostra a pesquisa Letramento Financeiro – Medindo Percepções e Hábitos Financeiros Entre os Brasileiros, realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Xpeed, que entrevistou 1501 pessoas em outubro de 2020 e verificou que a pandemia impactou diretamente expectativas e hábitos financeiros da população, aumentando não só a preocupação com as despesas, mas também a vontade de aplicar o dinheiro.

O reflexo foi conhecido diretamente na bolsa de valores, que recebeu mais de 2 milhões de novos investidores em menos de um ano. A pesquisa “A Descoberta da Bolsa Pelo Investidor Brasileiro”, realizada pela B3, aponta que, entre maio de 2019 e novembro de 2020, o número de novos investidores na bolsa saltou de 1 milhão para 3,2 milhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Mar 10, 2026 Economia

Renda passiva com imóveis exige conta fechada e não…

Mar 09, 2026 Economia

Na hora de escolher o imóvel, a palavra final é delas

Mar 06, 2026 Economia

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda…

Mar 05, 2026 Economia

Ano eleitoral pede planejamento financeiro rigoroso e…

Mar 04, 2026 Economia

Custos invisíveis de produção desafiam rentabilidade da…

Mar 03, 2026 Economia

Recuperação judicial é alternativa estratégica para o…

Mar 02, 2026 Economia

A Reforma Tributária e as negociações sindicais: como…

Fev 27, 2026 Economia

Malha fina: veja os erros mais comuns no Imposto de…

Fev 27, 2026 Economia

Pagamento por Pix no ponto de venda: praticidade no…

Fev 26, 2026 Economia

Tarifaço global entra em 2026, pressiona o comércio…

Fev 25, 2026 Economia

Queda de 1 ponto no juro do financiamento imobiliário…

Fev 24, 2026 Economia

Planejamento tributário inadequado aumenta riscos e…

Fev 23, 2026 Economia

Você sabe como fica a rotina do empreendedor com a…

Fev 20, 2026 Economia

Da teoria à prática: como a Reforma Tributária deve…

Fev 19, 2026 Economia

Mercado de financiamento de litígios chega a US$ 20…

Fev 18, 2026 Economia

Reforma Tributária muda regras do aluguel e aumenta…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version