Brasil,

Por que não sobra dinheiro no final do mês?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Falta de organização financeira pode conduzir à inadimplência - Créditos: João Geraldo Borges Júnior/ Pixabay Falta de organização financeira pode conduzir à inadimplência - Créditos: João Geraldo Borges Júnior/ Pixabay

Especialista em finanças da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP explica como organizar o orçamento familiar e aponta erros que devem ser evitados pelo consumidor no dia a dia

Levantamento realizado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC Campinas) revela que mais da metade da população do município deixou de pagar as contas em 2020. No ano passado, foram 662.904 inadimplentes contra 638.636 em 2019, representando uma expansão de 3,8%. Na análise, a ACIC Campinas destaca ainda que as vendas a prazo superaram o pagamento de contas atrasadas, reflexo também da pandemia.

“A inadimplência reflete um descontrole financeiro no cotidiano do consumidor”, aponta o gerente de agência da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Wellington Marsula. "O impulso que leva à compra de um produto, muitas vezes sem necessidade, em detrimento de quitar uma dívida e mesmo pagar as parcelas de um bem adquirido, é um entre os muitos erros que devem ser evitados", destaca o especialista.

A falta de organização financeira, em um primeiro momento, conduz à inadimplência. “Em outro patamar, igualmente preocupante, esse descontrole leva as famílias brasileiras ao endividamento”, afirma Marsula.

De acordo com o especialista, a educação financeira é um instrumento eficiente para demonstrar ao consumidor a “dosagem” certa entre o que se recebe e o que se pode gastar. “Muitas famílias sequer têm listado um orçamento mensal que permita saber quais são seus gastos fixos e suas prioridades. Essa noção e conhecimento sobre o que se ganha e o que se gasta são os primeiros passos para equilibrar as contas”, diz Marsula.

A educação financeira deve ser vista como um processo contínuo na vida do consumidor. “A criança que recebe sua primeira mesada já deve ser educada sobre o bom uso do dinheiro. Se isso for feito, maiores serão as suas chances de se tornar um adulto equilibrado em sua vida financeira. No Sicredi temos um material preparado especialmente para as crianças com os gibis especiais da Turma da Mônica, com os quais elas aprendem regras importantes sobre dinheiro de uma forma lúdica. E isso faz toda a diferença na vida adulta”, explica.

Marsula chama a atenção para dicas que o consumidor deve levar em conta:

1. Cortar o cafezinho nem sempre é a melhor forma de economizar. Educação financeira não significa que você tenha que sacrificar tudo o que você gosta, mas sim, ponderar sobre essas escolhas;

2. Ter vários cartões de crédito pode causar descontrole financeiro;

3. Comprar apenas porque está na promoção é desaconselhável;

4. Parcelar até “perder de vista”, mesmo quando não precisa, pode levar ao descontrole;

5. Não anotar seus gastos diários compromete o orçamento do mês;

6. Não pesquisar produtos antes de efetuar a compra;

7. Comprar por impulso porque é um “desejo”;

8. Considerar o limite do cheque especial como parte dos rendimentos;

9. Fazer financiamentos ou empréstimos sem motivo emergencial pode ser uma “roubada”;

10. Ter medo de sair da zona de conforto e investir.

Como conselho ao consumidor, Wellington Marsula recomenda: “Sempre que possível, destine uma parte do salário ou do rendimento para uma reserva de dinheiro”.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação de mais de 4,8 milhões de associados que exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está e 24 estados* e no Distrito Federal com mais de 1.900 agências e oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros. Acesse: www.sicredi.com.br

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar