SEGS Portal Nacional

Economia

Boas práticas evitam anulação de acordo extrajudicial, alerta Bueno, Mesquita

  • Segunda, 15 Março 2021 11:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ianca Alcaraz
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Segundo o escritório, prática de indicar advogado ao empregado pode provocar anulação do acordo, impedindo a resolução de conflitos com mais agilidade, economia e segurança

Empresas e empregadores pessoa física correm o risco de anular um acordo extrajudicial trabalhista caso indiquem um advogado para o empregado. O alerta é do Bueno, Mesquita e Advogados, banca especializada em Agronegócio e Direito Trabalhista, em razão de uma recente decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região. Ao detectar a prática de indicação, o órgão extinguiu um pedido conjunto de homologação de acordo extrajudicial feito por patrão e empregada em Poá/SP.

Realizado sem formalidades jurídicas e reconhecido pelo Tribunal Superior do Trabalho, os acordos extrajudiciais vêm sendo encarados como vantajosos por representar um formato de conciliação mais rápido, econômico e seguro. O recurso é considerado a via mais positiva para que as partes dialoguem e cheguem a uma solução positiva, recorrendo ao Poder Judiciário para ajuizar uma reclamação trabalhista apenas em último caso.

“Em razão dessas vantagens empresas devem ficar atentas a infrações que podem anular o acordo”, pondera Regina Nakamura Murta, sócia responsável pela área trabalhista do Bueno, Mesquita e Advogados. Segundo Regina, a prática de indicar um advogado ao empregado, conhecida como “casadinha”, pode ser encarada pela justiça como infração ética e litigância de má-fé.

No caso ocorrido em Poá, a 6ª turma do Tribunal Regional do Trabalho argumentou que a funcionária deixou claro que a indicação de sua advogada havia sido feita pelo escritório que presta assessoria jurídica à empresa onde trabalhava. O TRT-2 também estipulou multa para o empregador, fixada em 9% do valor total da causa.

Para Regina, a decisão do TRT-2 serve de alerta a empregadores para evitar a indicação de advogado ao empregado. Segundo a advogada, o tribunal também expediu um ofício à OAB/SP para que o órgão, a seu critério, apure eventual infração ética dos profissionais da advocacia que atuaram no caso.

A advogada alerta que, mesmo que a iniciativa de pedir uma indicação de advogado parta do empregado e que não exista, por parte do empregador, a intenção de buscar vantagens indevidas, o ato contamina o princípio de isenção do processo. “Muitos empregadores ainda fazem indicações por puro desconhecimento, ignorando que a lei proíbe a representação das partes por advogado comum”, destaca Regina.

Apesar da restrição, a advogada pondera que o caso não deve ser encarado como um impeditivo para desencorajar empregadores a homologar um acordo extrajudicial. “Fechar um acordo amigável com mediação deve sempre estar no radar das empresas para evitar os problemas da judicialização, como lentidão e gastos excessivos”, sugere Regina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version