Brasil,

Boas práticas evitam anulação de acordo extrajudicial, alerta Bueno, Mesquita

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ianca Alcaraz
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Segundo o escritório, prática de indicar advogado ao empregado pode provocar anulação do acordo, impedindo a resolução de conflitos com mais agilidade, economia e segurança

Empresas e empregadores pessoa física correm o risco de anular um acordo extrajudicial trabalhista caso indiquem um advogado para o empregado. O alerta é do Bueno, Mesquita e Advogados, banca especializada em Agronegócio e Direito Trabalhista, em razão de uma recente decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região. Ao detectar a prática de indicação, o órgão extinguiu um pedido conjunto de homologação de acordo extrajudicial feito por patrão e empregada em Poá/SP.

Realizado sem formalidades jurídicas e reconhecido pelo Tribunal Superior do Trabalho, os acordos extrajudiciais vêm sendo encarados como vantajosos por representar um formato de conciliação mais rápido, econômico e seguro. O recurso é considerado a via mais positiva para que as partes dialoguem e cheguem a uma solução positiva, recorrendo ao Poder Judiciário para ajuizar uma reclamação trabalhista apenas em último caso.

“Em razão dessas vantagens empresas devem ficar atentas a infrações que podem anular o acordo”, pondera Regina Nakamura Murta, sócia responsável pela área trabalhista do Bueno, Mesquita e Advogados. Segundo Regina, a prática de indicar um advogado ao empregado, conhecida como “casadinha”, pode ser encarada pela justiça como infração ética e litigância de má-fé.

No caso ocorrido em Poá, a 6ª turma do Tribunal Regional do Trabalho argumentou que a funcionária deixou claro que a indicação de sua advogada havia sido feita pelo escritório que presta assessoria jurídica à empresa onde trabalhava. O TRT-2 também estipulou multa para o empregador, fixada em 9% do valor total da causa.

Para Regina, a decisão do TRT-2 serve de alerta a empregadores para evitar a indicação de advogado ao empregado. Segundo a advogada, o tribunal também expediu um ofício à OAB/SP para que o órgão, a seu critério, apure eventual infração ética dos profissionais da advocacia que atuaram no caso.

A advogada alerta que, mesmo que a iniciativa de pedir uma indicação de advogado parta do empregado e que não exista, por parte do empregador, a intenção de buscar vantagens indevidas, o ato contamina o princípio de isenção do processo. “Muitos empregadores ainda fazem indicações por puro desconhecimento, ignorando que a lei proíbe a representação das partes por advogado comum”, destaca Regina.

Apesar da restrição, a advogada pondera que o caso não deve ser encarado como um impeditivo para desencorajar empregadores a homologar um acordo extrajudicial. “Fechar um acordo amigável com mediação deve sempre estar no radar das empresas para evitar os problemas da judicialização, como lentidão e gastos excessivos”, sugere Regina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar