Santos registra crescimento na arrecadação de ISS em 2020

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavio Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Dados da ferramenta que gerencia o imposto também mostra aumento de 6% na arrecadação e redução de 45% nos encerramentos de empresas na cidade

Enquanto muitas cidades brasileiras apuram os prejuízos na arrecadação de impostos em 2020 em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, Santos apresenta número positivo nas receitas do ISSQN, principal imposto sobre o setor de Serviços, um dos mais afetados pela paralização das atividades. Segundo dados da GissOnline, plataforma de arrecadação do município, desenvolvida pela Eicon, a arrecadação geral do ISSQN teve aumento de 6% em 2020, em relação a 2019. Apesar do número de empresas abertas no ano passado, 4.894, ser 25% menor que em 2019, que registrou 6.625 novos negócios, houve queda de 45% nos encerramentos de inscrições, contrariando as expectativas negativas.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, o setor de Serviços, que incluem segmentos como construção civil, turismo, academias e serviços financeiros, como bancos, entre outros, arrecadou R$ 716,4 milhões em ISSQN, cerca de R$ 38,3 milhões a mais que o apurado em 2019. “O aumento da arrecadação de ISSQN, quando todos esperavam queda, é uma ótima notícia. As ações positivas da prefeitura, como a recuperação de créditos, a fiscalização e o gerenciamento tributário, transformaram o que seria um ano ruim, em um cenário positivo”, diz Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon. “A perseverança do empresário em manter a empresa aberta corrobora esse cenário e sinaliza, também, a confiança na economia da cidade”, completa.

Em 2020, 4.894 empresas foram abertas, com forte alta no mês de outubro, e apenas 1.951 foram fechadas em Santos. Em 2019, foram abertas 6.527 empresas e 3.530 encerradas.

Sobre a GissOnline

A GissOnline é uma plataforma de inteligência tributária completa e modular, que vai além da simples arrecadação do imposto e oferece conhecimento sobre todas as atividades econômicas do município. Primeira solução a emitir a nota fiscal eletrônica, a GissOnline já permitiu que centenas de municípios brasileiros recuperassem mais de R$ 12 bilhões em receitas de ISSQN, entre outros resultados.

Sobre a Eicon

A Eicon é pioneira e referência no Brasil no desenvolvimento de soluções que garantem a eficiência e a produtividade da gestão pública, contribuindo para a transformação social e para o bem-estar das pessoas. Com 37 anos de atuação, a empresa está presente em mais 60 municípios brasileiros, apoiando e atendendo as necessidades de gestores nas áreas de educação, saúde, tributária e administrativa, com plataformas que vão além da informatização, trazendo inteligência, conhecimento, controle e monitoramento para a gestão pública.