Brasil,

Índice de Tentativas de Fraude no E-Commerce Brasileiro Diminui em 2020, Aponta Relatório da Konduto

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Calencautcy
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Quinta edição do Raio-X da Fraude também mostra os dias e horários que os criminosos costumam agir e os dispositivos e sistemas operacionais usados nos golpes

A taxa de tentativas de fraude no comércio eletrônico brasileiro diminuiu entre 2019 e 2020, passando de 2,52% para 2,07%. Esses dados encontram-se no Raio-x da Fraude, relatório elaborado pela Konduto , antifraude para e-commerces e pagamentos digitais, a partir da análise de 244 milhões de pedidos que foram computados pelos sistemas da empresa entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.

Apesar de ter processado 74 milhões de pedidos a mais que em 2019, as tentativas de fraudes diminuíram. "2020 foi um ano atípico. Devido a pandemia, foi preciso aderir ao isolamento social para diminuir a contaminação. Por isso, as pessoas tiveram que realizar as compras pela internet e isso aumentou significativamente o faturamento do e-commerce. O fato desse número ter caído, mesmo com o aumento de compras pela internet, mostra que as tecnologias antifraude estão mais eficientes. E, comprar e vender on-line está cada dia mais seguro no Brasil", comenta, Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.

Em 2020, a Konduto processou 7,7 pedidos a cada segundo, que representaram R﹩ 35 bilhões em compras em transações realizadas em mais de 27 mil lojas em todo o Brasil e América Latina. Além disso, ela evitou um prejuízo estimado em R﹩ 1,3 bilhão ao setor de e-commerce e meios de pagamentos digitais. Mesmo com o aumento das compras on-line, o crescimento na quantidade de vendas por links de pagamento mostra que os varejistas que só vendiam fisicamente se adaptaram rapidamente para vender por WhatsApp, smartphone, entre outras formas não tradicionais.

Golpes na palma da mão

A previsão do Raio-x do ano passado de que os fraudadores estavam migrando para o mobile se confirmou neste levantamento. Pela primeira vez, as tentativas de fraudes realizadas por dispositivos móveis foram maiores do que as feitas por desktop. Em 2019, o número de pedidos ilegítimos no mobile era de 47% e em 2020, esse número subiu para 62,04%, ultrapassando o dos computadores que foi de 37,96%. Entre os sistemas operacionais mais utilizados estão: Android (43,87%), Windows (35,02%) e iOS (18,17%).

O estudo também aborda o comportamento dos fraudadores no ambiente on-line. De acordo com o estudo, os golpistas trabalham mais nos horários comerciais e realizam mais transações em dias de semana. O período com maior índice de pedidos ilegítimos ocorreu entre às 12h e 17h50 com 37,12%, seguido do das 18h às 23h59 com 34,64% e cai drasticamente nos finais de semana e madrugadas. Às quartas-feiras são os dias em que os fraudadores agem com maior frequência.

"Os resultados de 2020 comprovam que os estelionatários se comportam como compradores legítimos para tentar burlar os sistemas antifraudes. Mas, ao mesmo tempo, os profissionais dessa área estão cada vez mais preparados. E mesmo com quase 70% de aumento nos pedidos, foi possível diminuir a quantidade de tentativas de fraude neste ano", finaliza Canabarro.

O Raio-X da Fraude é destinado a todos os profissionais das áreas de e-commerce, meios de pagamento, análise de risco e transações on-line. Interessados podem baixar o material gratuitamente acessando o link: https://bit.ly/2ZFRDPu

Sobre a Konduto

A Konduto é um antifraude que garante segurança à operação de lojas virtuais, fintechs e meios de pagamento, combatendo a fraude em transações digitais com eficiência, aumentando taxas de conversão e maximizando o faturamento destas operações. A solução combina alta tecnologia e inteligência humana para realizar análises precisas em menos de 1 segundo e é utilizada por mais de 4 mil lojistas, em Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia. Só em 2020 analisou o risco de mais de 244 milhões de pedidos, ajudando o e-commerce a evitar um prejuízo superior a R﹩ 1,3 bilhão em fraudes. A empresa também é idealizadora e organizadora do Fraud Day, o maior evento da América Latina para profissionais do mercado de prevenção à fraude.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar