Brasil,

59% dos empresários brasileiros acreditam que recuperação dos negócios levará até um ano, revela pesquisa da Grant Thornton

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliane Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

O International Business Report (IBR), estudo realizado pela Grant Thornton em dezembro de 2020, ouviu cerca de 5 mil empresários em 29 países para analisar o otimismo em relação à economia nos próximos 12 meses

Em um recorte feito especialmente para o Brasil, o IBR fez um levantamento de como os empresários brasileiros avaliam os reflexos da pandemia da covid-19 em seus negócios e as perspectivas de recuperação no curto prazo.

Com relação às condições das empresas no final de 2020, 46% dos entrevistados afirmaram estar “fortalecidos, com novos produtos/serviços e caixa equilibrado”; para 64% o conceito que mais se aplicou foi “com uma equipe mais experiente e fortalecida para lidar com crises”; 36% apontaram a “redução nas operações e muitas dispensas, como ajustes necessários para a recuperação”; e somente 13% apontaram o “aumento do endividamento e déficit operacional de caixa” como opção que melhor descrevia a situação da empresa em dezembro.

No que se refere ao tempo para recuperação dos negócios, tendo por base os índices alcançados antes da pandemia, a maioria dos empresários (43%) acredita que essa recuperação levará de seis meses a um ano; de um a dois anos foi o tempo previsto por 25% dos entrevistados; 16% deles foram mais otimistas, pois acham que a recuperação se dará em menos de seis meses. Para 4%, não houve redução de receita, e a receita aumentou para 6%.

Na avaliação das medidas mais importantes para suportar o crescimento da empresa, 28% dos empresários optaram por “inovação, para permanecer competitivo no mercado”; seguidos por 23% escolheram a “reforma tributária, para maior eficiência, simplificação, transparência e redução da carga tributária”. A “estabilidade política, com aprovação de reformas administrativas e redução da dívida pública” foi o item mais importante para 17%; “mais acesso ao mercado de capitais e/ou novas fontes de financiamento” foi a opção escolhida por 15%, e 13% dos entrevistados acham que a “melhoria das estruturas regulatórias, para dar maior segurança ao investidor” é o que vai ajudar no crescimento das empresas.

Vale ressaltar que, nesta edição da pesquisa, o empresário brasileiro se mostrou o mais otimista entre os de todos os países sobre a tendência de desempenho de seus negócios. Para 72% haverá aumento de vendas e receita nos próximos 12 meses. São 21 pontos percentuais (p.p) a mais do que o apontado na edição anterior (51%), divulgada em julho, e muito acima da atual média global (45%).

Para Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton Brasil, o aumento da confiança é essencial para a retomada dos investimentos. “O otimismo entre os empresários aumentou, principalmente, por conta da esperança na vacina contra a covid-19, que deve levar o consumo de volta aos patamares pré-crise. A expectativa de continuidade das reformas pelo governo, que pode conter o crescimento explosivo da dívida pública e melhorar a estabilidade macroeconômica, além da expansão do regime de concessões e privatizações, são fatores que também contribuem para esse sentimento.”

“Apesar do cenário ainda nebuloso, tanto com relação à velocidade da vacinação quanto ao atual ambiente político no Brasil, é fundamental continuar atraindo investidores externos para impulsionar de forma mais efetiva a economia, já que os investimentos dos governos devem ser ainda mais reduzidos. É importante manter o otimismo, mas com o pé no chão, pois o cenário ainda requer prudência”, finaliza Maranhão.

Sobre a Grant Thornton

A Grant Thornton é uma das maiores empresas de auditoria, tributos, consultoria, transações e BPS, com presença em mais de 140 países e um time de mais de 58.000 colaboradores. No Brasil, está presente nos 11 principais centros de negócios do país, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, combinando excelência, relacionamentos produtivos e custo benefício, a Grant Thornton tem como objetivo desbloquear o potencial de crescimento das empresas. Firma-membro da Grant Thornton International Ltda., conta com uma equipe de especialistas experientes e equipes multidisciplinares e acesso global às mais variadas metodologias, ferramentas e profissionais da rede global da Grant Thornton.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar