SEGS Portal Nacional

Economia

Satisfação do Consumidor Com Lojistas Tem Alta em Janeiro

  • Sexta, 26 Fevereiro 2021 10:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Piratininga
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Estudo, porém, aponta percepções negativas sobre preço e canais de atendimento tradicionais

Com variação positiva de 1,4%, o Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV) fechou em 79,8% no primeiro mês de 2021. A melhor nota ficou para o segmento de óticas, joias, bijoux, bolsas e acessórios, com 84,5%. Já o setor lojas de departamento, artigos e mercadorias do lar foi o que mais subiu se comparado a dezembro, com avaliação de 79,2% e aumento de 2,7 pontos percentuais.

Desenvolvido pela agência de publicidade e marketing Inroots com apoio do Núcleo de Varejo da ESPM, o estudo mapeia, mensalmente, a percepção dos consumidores sobre as 300 maiores varejistas do país. A análise leva em conta mais de 50 mil menções espontâneas na internet, incluindo redes sociais, plataformas de reviews e mecanismos de busca.

Canais de atendimento e preço em xeque

A pandemia acelerou os processos de inovação digital no varejo, mas essa transformação pode ter relegado os canais de atendimento convencionais a segundo plano – 5,84% dos comentários analisados correspondem a reclamações sobre atendimento telefônico. “Na ansiedade de estabelecer novas fontes de comunicação, algumas marcas correm o risco de ficar no meio do caminho – sem estrutura omnicanal convincente e com problemas em seus meios tradicionais”, adverte Ricardo Pomeranz, sócio-diretor da Inroots.

Outro componente decisivo é o preço. O elevado valor de mercadorias, como alimentos e bebidas, esteve presente em 7,81% das menções. A pesquisa indica ainda que o cliente está vigilante em relação aos cuidados do ponto de venda com a pandemia. “Estão com todos os caixas funcionando”, “Bem próximos, sem qualquer cuidado” e “Absurdo funcionários não usarem a máscara corretamente” foram algumas das frases que revelam a necessidade de mais apuro por parte da loja física nesse quesito.

As percepções também se revelaram bem destoantes de acordo com a região. É possível encontrar uma diferença de 20% entre o estado com maior satisfação – o Espírito Santo (86,82%)– e a Bahia (66,42%), onde o índice foi o mais baixo do país.

Sobre a Inroots

A Inroots é uma agência de publicidade e marketing para empresas ligadas aos setores de varejo e bens de consumo. É composta por profissionais com mais de 20 anos de experiência no atendimento a companhias como Fedex, Grupo Investfarma, Natura e Pepsi. Possui os seguintes pilares de atuação: comunicação omnichannel, planejamento e gestão de mídia online e de performance, tecnologia de dados e posicionamento de marca.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version