Brasil,

Satisfação do Consumidor Com Lojistas Tem Alta em Janeiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Piratininga
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Estudo, porém, aponta percepções negativas sobre preço e canais de atendimento tradicionais

Com variação positiva de 1,4%, o Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV) fechou em 79,8% no primeiro mês de 2021. A melhor nota ficou para o segmento de óticas, joias, bijoux, bolsas e acessórios, com 84,5%. Já o setor lojas de departamento, artigos e mercadorias do lar foi o que mais subiu se comparado a dezembro, com avaliação de 79,2% e aumento de 2,7 pontos percentuais.

Desenvolvido pela agência de publicidade e marketing Inroots com apoio do Núcleo de Varejo da ESPM, o estudo mapeia, mensalmente, a percepção dos consumidores sobre as 300 maiores varejistas do país. A análise leva em conta mais de 50 mil menções espontâneas na internet, incluindo redes sociais, plataformas de reviews e mecanismos de busca.

Canais de atendimento e preço em xeque

A pandemia acelerou os processos de inovação digital no varejo, mas essa transformação pode ter relegado os canais de atendimento convencionais a segundo plano – 5,84% dos comentários analisados correspondem a reclamações sobre atendimento telefônico. “Na ansiedade de estabelecer novas fontes de comunicação, algumas marcas correm o risco de ficar no meio do caminho – sem estrutura omnicanal convincente e com problemas em seus meios tradicionais”, adverte Ricardo Pomeranz, sócio-diretor da Inroots.

Outro componente decisivo é o preço. O elevado valor de mercadorias, como alimentos e bebidas, esteve presente em 7,81% das menções. A pesquisa indica ainda que o cliente está vigilante em relação aos cuidados do ponto de venda com a pandemia. “Estão com todos os caixas funcionando”, “Bem próximos, sem qualquer cuidado” e “Absurdo funcionários não usarem a máscara corretamente” foram algumas das frases que revelam a necessidade de mais apuro por parte da loja física nesse quesito.

As percepções também se revelaram bem destoantes de acordo com a região. É possível encontrar uma diferença de 20% entre o estado com maior satisfação – o Espírito Santo (86,82%)– e a Bahia (66,42%), onde o índice foi o mais baixo do país.

Sobre a Inroots

A Inroots é uma agência de publicidade e marketing para empresas ligadas aos setores de varejo e bens de consumo. É composta por profissionais com mais de 20 anos de experiência no atendimento a companhias como Fedex, Grupo Investfarma, Natura e Pepsi. Possui os seguintes pilares de atuação: comunicação omnichannel, planejamento e gestão de mídia online e de performance, tecnologia de dados e posicionamento de marca.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar