SEGS Portal Nacional

Economia

Arquivo XML traz dados valiosos às empresas, saiba identificá-los

  • Segunda, 22 Fevereiro 2021 09:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cláudia Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Arquivei compartilha como decifrar alguns desses dados importantes, mesmo que a empresa não possua uma plataforma de análise automatizada. Ao transformar análise de dados da NFe em oportunidade, há empresas que obtêm até 30% de redução de gastos em um único item, passando a consumi-lo de forma mais inteligente e econômica.

A Arquivei, referência em captura, estruturação e gestão de documentos fiscais, aponta a importância de as empresas compreenderem as informações de arquivos XML e compartilha como decifrar esses dados valiosos para apoiar decisões estratégicas ao negócio. O arquivo XML é a única forma válida de armazenamento de documentos fiscais eletrônicos emitidos pelas empresas, garantida por meio de assinatura digital.

"Armazenar as notas fiscais como arquivos XML facilita a gestão de documentos, melhora e otimiza o tempo, e custos nos processos fiscais como um todo. Sem contar a redução com impressões e o ganho de velocidade a partir da organização de gigantescos volumes de dados, especialmente para as grandes organizações", diz Isis Abbud, cofundadora e COO da Arquivei.

Dentro de um arquivo XML há inúmeras informações valiosas, que permitem às empresas diversos tipos de análises. Entre essas informações, que extrapolam os dados fiscais, estão, além da base de cálculo e valores dos produtos, tributos, dados sobre transportes de mercadorias, seguros, data de emissão do documento fiscal - e da sua saída/entrada -, informações de ordens de compra, códigos de barra e muitas outras relevantes para uma tomada de decisão.

A executiva lembra ainda que, por lei, as empresas devem armazenar um documento fiscal por cinco anos, mais o ano vigente. "Há ferramentas que ajudam as empresas a ter uma visibilidade completa dos dados em arquivos XML, proporcionando ao gestor maior agilidade nas etapas de triagem e análise dos dados, podendo inclusive evitar punições por falta de documentos fiscais, em caso de auditoria. Nesta situação, a multa pode ultrapassar R$ 1 mil por documento extraviado", comenta Isis Abbud.

"Por muito tempo os documentos fiscais foram de uso praticamente exclusivo da área fiscal. A Arquivei veio para mudar essa realidade e desburocratizar as informações dos documentos fiscais de modo que possam auxiliar, não apenas a área fiscal, mas outras áreas tão importantes e estratégicas para as empresas, como as áreas de compras, tesouraria e controladoria", destaca a cofundadora e COO da Arquivei. "A partir da análise dos dados de notas fiscais eletrônicas, há casos em que as empresas obtêm uma redução significativa de gastos. Temos clientes da Arquivei, por exemplo, que conseguiram reduzir em até 30% os gastos de consumo de um único item. Para isso, basta que os gestores tenham visibilidade, saibam identificar e fazer uma análise profunda dos dados que buscam nas NFes, no período desejado. Muitos dos nossos clientes transformam essa análise em oportunidade, utilizando ferramentas da nossa plataforma para organizar e estruturar informações de itens consumidos e registrados nas notas fiscais eletrônicas, comparando valores gastos e obtendo insights para administrá-los e comprá-los de forma mais inteligente e econômica", completa.

Mesmo que a empresa não possua uma ferramenta de análise automatizada, a Arquivei compartilha como decifrar os dados de documentos fiscais de maneira que qualquer profissional da companhia possa analisar o conteúdo desses documentos e extrair insights valiosos diante de tanta informação. A seguir, veja como decifrar alguns desses dados conforme os campos do XML:



Sobre a Arquivei

A empresa Arquivei é referência em captura, estruturação e gestão de documentos fiscais para empresas no Brasil. Sua plataforma SaaS possui integração direta com a Sefaz Nacional via webservice, permitindo consultas de notas fiscais e outros documentos fiscais eletrônicos, como CTe e MDFe. Fundada em 2014, com sede em São Carlos e filial em São Paulo, a Arquivei atende mais de 90 mil empresas em todo o País. Foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma das "100 Startups to Watch", além de uma das empresas selecionadas pelo Google para a imersão no Vale do Silício, nos EUA. É ainda uma das empresas apoiadas pela Endeavor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 15, 2025 Economia

4 medidas que empresas precisam adotar já para evitar…

Dez 12, 2025 Economia

5 dicas para investir bem com a Selic mantida em 15%

Dez 11, 2025 Economia

Monitoramento independente avança em meio ao salto de…

Dez 10, 2025 Economia

Natal e gestão inteligente: como manter presença, lucro…

Dez 09, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Dez 08, 2025 Economia

As redes sociais estão levando o público ao consumo…

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version