Demanda por crédito cresce 22% nos últimos 12 meses
Na comparação mensal INDC apresenta queda de 8% provocada pelo efeito sazonal de retração nas vendas do varejo
A demanda por crédito no mês janeiro registrou alta de 22% em relação a igual mês de 2020. Na comparação mensal com dezembro, entretanto, o recuo foi de 8% provocado pelos fatores sazonais, conforme Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). O indicador mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços.
No acumulado 12 meses até janeiro, o destaque ficou com o setor de serviços que liderou a demanda de crédito com um desempenho de 62%, seguido por bancos e financeiras (+19%). Embora com alta bem menor, varejo também registrou desempenho positivo, de 17% na mesma base de comparação.
Na comparação mensal (janeiro-dezembro), a maior queda ficou com o segmento de varejo (-30%), seguido de (-27%). Já bancos e financeiras registraram alta de 3%. Este movimento negativo é considerado normal devido à sazonalidade. "Historicamente, janeiro e fevereiro são meses de baixa para o comércio. Não deve ser diferente esse ano, que tem o agravante de menos pessoas consumindo, com maior desemprego e maior endividamento", observa o diretor de Produtos e Sucesso do Cliente da Neurotech, Breno Costa.
Tendência de recuperação mantida
Apesar da conjuntura menos favorável, Costa destaca que a demanda por crédito tem demonstrado consistência na recuperação pós-pandemia. Desde os meses de março e abril de 2020, ápice do isolamento social, a busca por financiamento tem apresentado alta em quase todos os meses, com exceção de outubro (estabilidade), novembro (-4%) e agora janeiro (-8%).
"Há um apetite do brasileiro a crédito. O consumo foi impossibilitado no início da pandemia, o que gerou a forte alta da demanda por recursos a partir de maio. Depois deste movimento, o comportamento está mais tímido, até por conta de toda a incerteza que ainda paira na economia. Mesmo assim, a tendência de crescimento continua", analisa.
Varejo
Quando observado o segmento de varejo isoladamente, o que se vê é uma retração do crédito para bens de consumo não essenciais. Na comparação janeiro de 2021 com janeiro de 2020, há uma retração considerável do crédito para eletrônicos (-6%), vestuário (-4%), lojas de departamento (-41%) e móveis (-11%). Em tendência contrária, os supermercados apresentam forte alta na mesma base (+87%).
Para Costa, esta retração está relacionada aos fatores macroeconômicos, como alta do desemprego, fim do auxílio emergencial e alta dos preços. "As pessoas estão priorizando os bens de primeira necessidade e adiando as decisões de consumo de bens supérfluos diante do cenário ainda incerto marcado pela segunda onda da pandemia e demora na vacinação", acredita.
Sobre o INDC
O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) abrange um universo de 94 empresas instituições financeiras e varejistas e mensura o apetite do brasileiro ao crédito. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em concessão de crédito, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da financeira e se há ou não indícios de fraude.
Sobre a Neurotech
A Neurotech cria soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de 18 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformar dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros e financeiro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário