Brasil,

Open Banking: Investimento em tecnologia abrirá grandes oportunidades para o varejo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Gaspar
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Novo sistema de compartilhamento de informações exige desenvolvimento de tecnologia e segurança da informação dos varejistas, com o apoio de fintechs que operam com Banking as a Service

Na agenda de inovações contempladas pelo Banco Central está o Open Banking, um conjunto de regulamentações e tecnologia que permite a integração de sistemas para o compartilhamento de informações financeiras dos brasileiros entre bancos, fintechs e instituições financeiras, mediante o consentimento do consumidor. Com a primeira fase de implementação iniciada em fevereiro, o novo sistema renovará todo o mercado financeiro e já demanda investimentos em tecnologia de dados. Contudo, a inovação não ficará restrita ao universo monetário, mas beneficiará toda a sociedade e setores como o do varejo, que nos últimos anos passou a oferecer serviços financeiros.

Alessandro Raposo, especialista do mercado financeiro e CSO da Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, ressalta que as iniciativas do Banco Central beneficiam toda a sociedade e os negócios, especialmente o varejo. "Estamos vendo a democratização e a digitalização dos serviços financeiros, que formam um solo fértil para o surgimento de novos modelos de negócios e de produtos e serviços mais adequados às necessidades de cada cliente. Para os varejistas, a implementação do Open Banking é o anúncio de uma nova fase de atuação", comenta.

As empresas desse setor, que geralmente possuem uma relação próxima ao cliente, terão vantagem com o novo sistema, porque já têm uma base de cadastro dos clientes atualizada. Com a troca de informações com outras instituições, os varejistas terão uma maior variedade de dados para entender melhor o comportamento de compra dos consumidores e oferecer os produtos adequados, incluindo soluções financeiras, como cartões e contas digitais, que caibam no bolso deles.

Os varejistas costumam ter uma relação de confiança com os clientes, o que também traz benefícios para a atuação com o Open Banking. O sistema proporcionará um menor número de mediadores no setor financeiro, visto que as empresas e fintechs poderão acessar os dados dos consumidores de forma direta e oferecer uma gama de soluções mais adequadas a seu público. Consequentemente, espera-se que haja menor custo para as operações financeiras, principalmente no caso do varejo.

Raposo indica que as grandes varejistas entrarão cada vez mais no mercado de fintechs, dando força à tendência das BaaS, fintechs que operam com o "banking as a service". "O processo de bancarização e fintechzação de empresas originalmente não relacionadas ao mercado financeiro, como o varejo, é outra tendência que ganhou força em 2020 e promete continuar em alta. É nesse contexto que fintechs como a Zoop contribuíram para o crescimento do setor. Com a plataforma de Banking as a Service (BaaS), oferecemos a tecnologia white label para que todas as empresas possam disponibilizar serviços financeiros com segurança e praticidade", comenta.

Por meio dessas plataformas e do conhecimento e tecnologia desenvolvidos pelas fintechs, lojistas e e-commerces conseguem oferecer os serviços financeiros sem precisar ter uma grande infraestrutura e equipe para trabalhar com a operação de uma fintech dentro da empresa, reduzindo os custos e eventuais problemas com os produtos. "Nesse momento de primeira fase de implementação do Open Banking, varejistas, com ou sem o suporte de fintechs para a operação, estão em um período de preparação e desenvolvimento de tecnologia para o trabalho com os dados desse sistema de compartilhamento", ressalta Alessandro.

Antes da criação de novos produtos e serviços para os consumidores, é necessário um preparo em tecnologia e a estruturação de novas regulamentações para que todo o sistema funcione de forma adequada e segura. Rafael Lavezzo, CRO da Zoop, explica que o momento é de organização e construção de tecnologia eficiente para as grandes varejistas e fintechs começarem a oferecer serviços com base nas informações do Open Banking. "O novo sistema coloca como indispensável o compromisso dos agentes desse mercado financeiro com a segurança dos dados. Para as empresas, há a tarefa de desenvolver novas tecnologias e processos para lidar com os dados de forma segura e responsável. Também sabemos que, ao longo do processo, surgirão novas regulamentações por parte do Banco Central", afirma.

De acordo com os especialistas, o Open Banking inicia uma nova fase de inovações para o varejo. Um dos benefícios do compartilhamento dos dados dos consumidores e do incentivo à concorrência no setor financeiro será o aumento da personalização dos serviços e produtos. Fintechs e outras empresas poderão ofertar soluções específicas para grupos que ainda são desbancarizados no país, como as pessoas que fazem parte de classes menos favorecidas. Além disso, é esperado que haja a redução de taxas de juros no varejo e maior oferta de serviços como abertura e pagamentos de contas.

Alessandro explica que esse cenário favorável às inovações, mesmo durante a pandemia, foi impulsionado pelo BC: "Desde 2020, o mercado financeiro está passando por uma forte renovação no Brasil, motivada principalmente pela agenda de iniciativas do Banco Central. Além do Open Banking, com a agenda de iniciativas que se estende em 2021, houve o PIX, sistema de pagamentos instantâneo do BC".

Sobre a Zoop

Zoop é a fintech líder em tecnologia para serviços financeiros no mercado B2B, que atua em três segmentos: meios de pagamento, "banking as a service" (BaaS) e crédito. Seus produtos unem tecnologia e conformidade regulatória, permitindo que qualquer empresa - seja ela uma startup, um marketplace ou mesmo uma grande empresa - possa criar e oferecer serviços financeiros, com a sua própria marca, de forma simples, eficiente e segura.

Dessa forma, a Zoop ajuda a tornar o futuro dos serviços financeiros mais democrático, impulsionando a participação de novos players na indústria financeira e a criação de serviços que atendam melhor todas as camadas da população.

Com cerca de 560 parceiros cadastrados em sua plataforma, e atuando no mercado B2B, a empresa viabiliza a criação de mais de 10.000 empregos indiretos. A Zoop está no ranking de Linkedin Top Startups pelo 2° ano consecutivo, e em 2020, foi eleita uma das 100 Startups to Watch segundo a revista Época Negócios e Pequenas Empresas e Grandes Negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar