Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Levantamento aponta queda de 1,73% na intenção de compra no primeiro trimestre de 2021

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Januario Pietro Bom
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Segundo IBEVAR, fim do auxílio emergencial, taxa de desemprego e renda reprimida explicam resultado negativo

O ano não começou muito favorável para o comércio no Brasil. Dados da Intenção de Compra, do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo ( IBEVAR ), projetam queda de 1,73% no varejo neste 1º trimestre, em relação aos últimos três meses do ano anterior. Já quando comparado ao mesmo período de 2020, as vendas apresentam pequeno avanço de 2,74% no varejo.

Na opinião do economista e presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo: "Além da extensão e consequências da pandemia, fatores como o término do auxílio emergencial, a taxa de desemprego, a diminuição da massa real de pagamentos e a incerteza de crédito estão freando a intenção de compra dos brasileiros neste início de ano", observa.

O estudo avaliou onze categorias de produtos. O setor de automóveis deve ter o pior resultado do período, com retração superior a 5% em relação ao final de 2020, seguido de livros e artigos de papelaria, com recuo de 4%. O desempenho positivo deve ficar por conta dos segmentos de vestuário e calçados, supermercados e combustíveis e lubrificantes, todos com pouco mais de 1% de crescimento.

Em uma visão microeconômica, os índices podem parecer negativos, mas o economista avalia um saldo positivo para o setor, considerando uma crise mundial. Felisoni lembra que no início da pandemia e nos primeiros sinais de retração, a previsão foi de queda de 9% no comércio, mas, a partir de agosto a projeção foi revisada para um recuo de 5% e fechou 2020 com queda real de 1,75%, em comparação com 2019.

"O auxílio emergencial minimizou o impacto negativo da crise e fez com que muitos brasileiros pudessem comprar durante o ano, amortecendo a queda da intenção ao decorrer do ano passado", conclui o presidente do IBEVAR .

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo - é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. www.ibevar.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar