Em 2021, Seconci-SP segue com ações de combate à pandemia de Covid-19

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carla Acquaviva
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Desde o início da decretação da quarentena em decorrência da pandemia da Covid-19 em março de 2020, o Serviço Social da Construção (Seconci-SP) vem cumprindo seu papel social de orientar e centralizar o atendimento voltado à saúde dos trabalhadores do setor. Uma série de medidas foram criadas seguindo os protocolos de saúde indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), medidas que seguem sendo aplicadas em 2021.

Em Sorocaba, a Regional do Seconci-SP atuou junto às empresas de construção civil dando apoio no enfrentamento da maior crise pandêmica desde a gripe Espanhola. De acordo com a vice-presidente do Seconci-SP, Maristela Alves Lima Honda, foram muitas as ações conjuntas entre as entidades para o enfrentamento da pandemia, como a criação de um Comitê de Crise SindusCon-SP, Seconci-SP e Sintracon-SP, em março de 2020. “Um dos resultados foi a assinatura de aditivos às Convenções Coletivas de Trabalho, autorizando as empresas a implementar medidas para preservar a atividade e o emprego dos trabalhadores, que se comprometeram a zelar pela saúde e segurança nos ambientes de trabalho”, explica Maristela.

Segundo a gerente da Regional Sorocaba do Seconci-SP, Ester Gonçalves, no ano passado a entidade criou o Disque Coronavírus. “Trata-se de uma linha direta com nossos médicos para esclarecer todas as dúvidas sobre a pandemia. Além disso, lançamos o Programa SOS (Seconci-SP Obra com Saúde), por meio do qual, mediante contratação, um auxiliar de enfermagem é colocado em tempo integral no canteiro de obra para monitorar a temperatura dos trabalhadores, orientar sobre as medidas corretas de higiene e a importância do distanciamento”, destaca a gerente.

Ester conta que uma das estratégias adotadas que ajudou a conter a disseminação do vírus nos canteiros de obra foi o lançamento, em maio do ano passado, dos testes rápidos para Covid-19. “Já foram realizados cerca de 15 mil testes em todas as Regionais do Estado de São Paulo. Somente aqui na nossa Regional realizamos mais de 550 testes, sempre acompanhados por nossos médicos para o fechamento do diagnóstico e as orientações de tratamento. Fizemos também uma campanha de conscientização com quatro vídeos sobre as formas corretas de prevenção ao novo coronavírus, sobre o Programa SOS, sobre a importância do uso das máscaras, e sobre os testes rápidos de Covid-19. Além da produção de cartazes para serem afixados nas obras com as medidas de prevenção, principais sintomas e o que fazer nos casos suspeitos”, ressalta.

Mesmo em meio à mobilização em relação ao combate da pandemia de Covid-19, a Regional do Seconci-SP manteve sua programação com campanhas sanitárias, como de saúde bucal e vacinação contra a gripe. Entre as inovações implantadas pela entidade para manter o atendimento ao trabalhador da construção civil e seus dependentes está a Teleconsulta. “A teleconsulta, disponível nas especialidades de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, psiquiatria e reumatologia, é feita após uma primeira consulta presencial, na qual o médico verifica a necessidade de avaliação na especialidade e indica a teleconsulta ao paciente”, explica a gerente da Regional Sorocaba do Seconci-SP.

Para ter acesso a esse serviço, é preciso baixar no celular o aplicativo do Seconci-SP (app.seconci-sp.org.br), disponível tanto para Android como para iOS. O cadastro é simples e basta informar CPF, número da carteirinha do Seconci-SP e data de nascimento. A partir daí, o trabalhador tem disponíveis informações como agendamento de consultas e exames, Manual do Usuário e a teleconsulta.

Outra ação que contou com a participação de construtoras da região de Sorocaba foi a pesquisa semanal “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, em parceria com o SindusCon-SP. Hoje, em sua 34ª rodada, a pesquisa demonstrou a eficácia das medidas adotadas. “A incidência de casos em relação ao total dos trabalhadores continua baixa na comparação com o aumento expressivo do número geral de casos no Estado. O momento é preocupante diante da escalada da doença e os canteiros de obras seguem reforçando diariamente o rigor nas medidas de prevenção”, comenta Maristela Alves Lima Honda, vice-presidente do Seconci-SP e do SindusCon-SP.

Segundo a pesquisa realizada em todo o Estado de São Paulo, de 7 a 13 de janeiro, com 41 empresas responsáveis por 528 obras, envolvendo 34.633 empregos diretos e indiretos, 100% das empresas entrevistadas adotaram medidas de medição de temperatura, higienização das mãos, orientações diárias sobre prevenção e demarcações em áreas de convivência para manter o distanciamento social.

O Seconci-SP também produziu informativos semanais com temas de orientação relacionados à Covid-19, tais como: cuidados ao chegar no canteiro de obras, como higienizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a importância de cuidar da saúde bucal e ter uma alimentação saudável, entre outros.

OSS

Como OSS (Organização Social de Saúde), a entidade atua em outra frente, sendo responsável pela gestão de AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além de hospitais públicos e de campanha que adotaram todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias. “Nossa entidade montou e administrou os hospitais de campanha do Ibirapuera e de Heliópolis, salvando milhares de vidas. Em nossa região, o Seconci-SP faz a gestão do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS)”, conclui Maristela, observando ainda que, em 2021, a entidade segue na linha de frente se desdobrando para servir à construção civil e à sociedade.

Sobre o Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) foi fundado em março de 1964 por um grupo de empresários da construção civil. Tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores do setor e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: clínica médica, ginecologia, nutrologia, oftalmologia, ortopedia, pediatria, psiquiatria e odontologia. Sempre preocupado em trazer inovações e garantir melhorias no atendimento, o Seconci-SP passou a oferecer aos seus associados um novo serviço: a teleconsulta, disponível nas especialidades de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, psiquiatria e reumatologia.

Além disso, os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames laboratoriais de audiometria, eletrocardiografia, eletroencefalografia, radiologia, tudo no mesmo espaço. A Unidade conta ainda com assessoria em Medicina Ocupacional e Engenharia de Segurança, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de Atestados de Saúde Ocupacional (ASO´s) e realização dos Programas de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.

A Regional Sorocaba do Seconci-SP fica na Av. General Osório, nº 391.