Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

14% dos pedidos de empréstimo em 2020 foram para abrir novo negócio; veja dicas de como cuidar do financeiro de sua empresa

Empreender foi o terceiro maior motivo de pedidos de empréstimo, atrás do pagamento de contas; especialista dá dicas para novos negócios manterem as finanças em dia

De acordo com dados da fintech de crédito pessoal Simplic, 14% dos pedidos de empréstimo realizados em 2020 foram para abrir um novo negócio. Pensando naqueles que abriram ou querem abrir seu próprio empreendimento, a Simplic separou cinco dicas para manter um controle financeiro empresarial e o negócio sustentável em 2021.

Segundo João Figueira, Head de Operações da Simplic, dominar o financeiro da sua própria empresa é fundamental para tomar melhores decisões, evitar endividamentos, equilibrar despesas e aumentar a possibilidade de lucro. “Abrir um novo negócio foi o terceiro maior motivo de pedidos de empréstimo no ano passado. No entanto, para gerir o próprio empreendimento, é fundamental ter um controle financeiro que não só o mantenha sustentável, mas que o permita crescer e se desenvolver”, explica.

Confira dicas do especialista para não entrar em vermelho ao longo do ano e seguir empreendendo com sucesso:

Avalie a situação financeira da sua empresa

Assim como é necessário avaliar a nossa situação financeira pessoal quando vamos organizar as contas, pagar as dívidas e fazer um planejamento financeiro, também precisamos fazer o mesmo com a nossa empresa. É importante entender como está a vida financeira da sua empresa hoje, se você está conseguindo arcar com todos os custos, qual a sua margem de lucro e se há uma reserva, por exemplo.

Acompanhe o fluxo de caixa

De acordo com dados da empresa de organização e inteligência financeira Granatum, somente 44% dos empresários fazem o acompanhamento de suas receitas e despesas de forma regular. Controlar o fluxo de caixa nada mais é do que entender os movimentos financeiros da sua empresa, quanto está entrando, saindo e sendo direcionado para cada área ou despesa. A partir do domínio do fluxo de caixa é possível identificar possíveis problemas, fazer projeções e traçar estratégias que potencializam seu lucro. Neste controle, inclua também o acompanhamento das notas fiscais.

Faça um registro de todas as suas operações financeiras

Assim como a planilha de gastos é importante para a pessoa física, ela também é para a jurídica. Mais do que acompanhar o fluxo de caixa, é preciso registrá-lo juntamente com as atividades financeiras da empresa. Desde uma transferência entre contas bancárias até um adiantamento para um colaborador ou uma compra extra. Na hora de fazer o balanço do mês ou ano, esses registros serão fundamentais para você entender suas finanças, onde gastou mais e onde pode economizar. Também é possível fazer uma análise de qual foi o lucro dos últimos meses e se há possibilidade de guardar dinheiro para uma reserva ou investimento.

Separe os gastos

Os dados da Granatum mostram que somente 23% dos empresários separam as finanças pessoais das empresariais. Mais do que organizar os gastos, é necessário separá-los e esse pode ser um desafio para pequenos empreendedores. Evite utilizar o dinheiro da empresa para custos pessoais, mesmo que você atue sozinho, por exemplo. Essa separação é importante para entender a saúde financeira da sua empresa e o quanto ela está sendo lucrativa como negócio.

Gestão digital

Não é novidade que a tecnologia está cada dia mais presente em qualquer negócio e não seria diferente na gestão financeira. Você pode e deve utilizar ferramentas digitais que facilitem o seu controle no dia a dia. Se há um volume muito grande no fluxo de caixa e nas despesas, é possível substituir as planilhas manuais por algum software de gestão financeira ou aplicativos de gestão financeira para empresas. Busque por ferramentas online, que podem ser pagas ou gratuitas, que te ajudem a desburocratizar processos e deixá-los mais ágeis.

Sobre a Simplic

Lançado em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal 100% online do País. Inovadora, a ferramenta utiliza inteligência artificial, machine learning e big data para analisar dados dos usuários advindos de mais de 200 variáveis e é capaz de gerar uma resposta em menos de 3 segundos. Oferece empréstimos entre R$500 e R$3.500, que podem ser pagos em 3, 6, 9 ou 12 vezes, tudo de forma prática, rápida, segura e digital. Hoje, analisa mais de 10 mil propostas por dia e já originou meio bilhão de reais desde o início das operações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo