Brasil,

Plataforma inteligente para gestão e redução dos custos de energia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Terra
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Neuron, do Grupo Luminae, oferece aos gestores o controle do consumo da energia de suas instalações, promovendo facilidades como gestão remota 24x7, tomada rápida de decisões e expressiva redução de custos de até 25% nas contas

O Grupo Luminae energia, um dos líderes brasileiros em gestão energética, apresenta Neuron, uma plataforma que vai ajudar empresas, de todos os segmentos, a otimizarem o consumo de energia elétrica, água e gás e a se tornarem mais sustentáveis. Desenvolvida com as mais recentes tecnologias de bancos de dados, Internet das Coisas e inteligência artificial, a solução provê a automação das redes elétricas e entrega relatórios, gráficos e alarmes em tempo real, acessíveis remotamente por meio de dispositivos conectados à internet, de computadores à smartfones. Controle eficiente e acurado dos gastos, para gestores, na palma da mão, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana

Neuron funciona por meio de sensores, instalados em ambientes e equipamentos. Eles colhem, em tempo real, diferentes tipos de dados, desde a presença de pessoas em determinado local, ao aquecimento anormal de um aparelho eletrônico, e transmitem as informações imediatamente para a plataforma dotada de recursos analíticos, capaz de tomar decisões preliminares, como alterar automaticamente a temperatura do ar condicionado, ou desligar as luzes em um ambiente vazio.

O sistema ainda avalia se é necessário acionar alarmes ao reconhecer o mau funcionamento de alguma instalação, permitindo medidas imediatas, como, por exemplo, um reparo de urgência. Desta forma, é possível não só avaliar desperdícios, como preveni-los, com otimização e ajustes em equipamentos com potencial de fuga de energia.

Com interface simples e intuitiva, criada pela equipe de designers do Grupo Luminae, Neuron oferece um painel de controle personalizável, com visualização clara e objetiva. O usuário ainda conta com a ajuda do Dr. Neuron, um chatbot preparado para esclarecer dúvidas na interpretação dos dados. Todas as informações ficam armazenadas em nuvem, podendo ser acessadas remotamente a qualquer tempo com privacidade e segurança.

“Os dados são criptografados de ponta a ponta e utilizamos outros protocolos de segurança para garantir a transmissão e envio desses dados sem interferências e com confiabilidade”, explica o diretor de gestão e Inteligência do Grupo Luminae Energia, Diego Cavalcante.

Economia de custos - Segundo Cavalcante, a solução já foi testada em alguns clientes do Grupo Luminae, comprovando economia de até 25% nos custos de energia. Ele relata que, com Neuron, gestores ganham um aliado na tomada de decisões, com o apoio de indicadores de performance, relatórios de consumo e desempenho diários, semanais, mensais e anuais, além de comparativos entre unidades de negócios, sem a necessidade de terem formação nas áreas de tecnologia ou energia.

Essas informações também têm suporte no módulo financeiro, considerando as particularidades de cada contrato de energia. Assim é possível prever e gerenciar o consumo antes do fechamento das faturas de energia, facilitando até mesmo a revisão de contratos com as concessionárias.

Entusiasmado com o 5G, o diretor aponta para uma democratização da eficiência energética de forma sustentável, com soluções mais escaláveis, baseadas em conexões ultrarrápidas e bancos de dados mais robustos. “Será uma mudança de cultura, de patamar, como aconteceu com o smartphone. O Neuron vem para mudar de vez a forma como a energia é gerida seja no varejo, logística, indústria ou facilities”, afirma Cavalcante.

Sobre o Grupo Luminae Energia – Fundado, em 2008, pelo engenheiro André Ferreira, o Grupo Luminae Energia é referência em eficiência energética na América Latina. Com crescimento médio de 85% ao longo dos últimos anos, o grupo alcançou, uma carteira de mais de 600 clientes corporativos e mais de 4 mil projetos instalados que somam mais de R$ 850 milhões em redução de custos.

A companhia atua em três unidades de negócios: Iluminação Eficiente; Energia Solar; Gestão & inteligência.

A unidade de Iluminação é líder no setor corporativo, oferecendo soluções que geram economia de até 80% no consumo de energia com iluminação usando luminárias inteligentes desenvolvidas para aproveitar 100% da luminosidade gerada. A companhia é a única autorizada na América Latina a trabalhar com o LED mais eficiente do mundo produzido pela japonesa Nichia. O Grupo também oferece uma solução completa em energia solar fotovoltaica para que os clientes gerem sua própria energia de forma sustentável e econômica, e sistema próprio de gestão e monitoramento de energia em tempo real para acompanhamento do consumo de energia e utilidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar