Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tendências para o mercado de investimentos em 2021

Consolidação de investimentos - Divulgação Consolidação de investimentos - Divulgação

Reformas fiscais, impasses políticos, renda variável, investimentos estrangeiros e ousadia para os mais jovens devem agitar o mercado

As previsões para o mercado financeiro neste ano devem ser menos turbulentas do que em 2020. A grande maioria dos analistas de mercado aposta em um crescimento do PIB um pouco acima dos 3% em 2021, segundo o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central (BC).- A pesquisa semanal realizada pelo BC, com as instituições financeiras, traz a opinião do mercado a respeito do PIB (Produto Interno Bruto), dólar, taxa de juros e inflação.

Para o especialista Beto Assad, analista de ações e consultor financeiro para o Kinvo, aplicativo que consolida investimentos de bancos e corretoras em um só lugar, além do PIB, os novos investidores e os mais experientes devem observar três tendências que irão movimentar o segmento em 2021. Confira:

Cenário político e reformas fiscais

O cenário político deve influenciar muito a expectativa dos investidores neste 2021. Isso porque a agenda de reformas fiscais está extremamente atrasada, e quanto mais demorar, pior pode ser para o país. E a dicotomia política que tomou conta do país desde a eleição de Jair Bolsonaro tem atrapalhado bastante o avanço de muitas reformas. A agenda mais liberal defendida pelo ministro Paulo Guedes pouco avançou, e a crise causada pela pandemia fez com que o governo tivesse gastos muito acima do que havia planejado. Enfim,

Aumento de pessoas físicas na Bolsa de Valores (B3) e procura por investimentos estrangeiros

O país teve um grande aumento no número de pessoas físicas na Bolsa de Valores (B3) em 2020, puxado, segundo o especialista, por dois fatores principais: taxa de juros extremamente baixa, o que fragiliza muitos investimentos em renda fixa; e a Bolsa batendo recordes de alta, mostrando uma forte tendência de alta que acaba sempre atraindo mais investidores. Caso a Bolsa continue subindo bem, indo buscar a região dos 130 mil, 140 mil pontos, é grande a possibilidade de muitas pessoas físicas continuarem a migrar para a renda variável, que deve continuar crescendo bastante no Brasil, inclusive, com a procura pelas BDRs [Brazilian Depositary Receipt], instrumento que permite investir em empresas estrangeiras sem ter que abrir uma conta fora do país. Desde setembro do ano passado, a Bolsa flexibilizou as regras para poder investir em BDRs com foco no pequeno investidor, o que impulsionou este tipo de investimento. Além disso, o que chama a atenção também é o fato de que a Selic [taxa básica de juros] deve voltar a subir neste ano, agradando investidores mais conservadores.

Cautela x Ousadia

Na minha filosofia de investimento, quanto mais jovem for o investidor, mais ousadia ele deve ter, pois ele tem mais tempo para se recuperar de alguns tombos e trabalhar melhor suas posições, pois tem muito tempo a seu favor. Sugerir muita ousadia para alguém que já tenha construído um bom patrimônio à custa de muito trabalho e já na reta final de sua carreira profissional, por exemplo, não é algo que vejo com bons olhos. Assim, sugiro aos que tiverem pouco conhecimento sobre os investimentos, procurarem especialistas na área para ajudar a alocar o capital da melhor maneira possível e conforme o perfil de risco.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo