SEGS Portal Nacional

Economia

Consultor tributário não é o “bombeiro” da empresa

  • Sexta, 15 Janeiro 2021 18:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  João Alécio Mem
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Brasil é o país onde mais se perde tempo no mundo calculando e pagando impostos - Crédito das fotos Divulgação

Profissional não pode ser requisitado somente nas horas de crise; atuação diária impacta nas receitas do negócio

No emaranhado que é o sistema brasileiro de arrecadação de impostos, a figura do consultor tributário deveria ser uma presença normal dentro do expediente da empresa. No entanto, é comum que o profissional - um advogado especializado - seja requisitado apenas em momentos de crise, para apagar incêndios.

Caso fosse um colaborador frequente, esta situação poderia ser outra, já que o especialista conseguiria se antecipar aos problemas e evitar as tradicionais dores de cabeça do empresário em relação à lista de impostos que devem ser pagar aos cofres públicos. Nesse caso, o especialista poderia até mesmo identificar dentro da lei, quais são e as quantias reais de taxas que se devem quitar.

Diante de um poder público que tenta se armar de todos os lados - desde a fiscalização in loco, até mesmo às mais inovadoras ferramentas eletrônicas - para jogar uma imensa lupa no setor fiscal das empresas, a contratação permanente de um consultor tributário não pode ser encarada apenas como uma proteção.

Investimento

Segundo o Banco Mundial, as empresas brasileiras gastam 1.958 horas e R$ 60 bilhões por ano para cumprir todas as regras do Fisco. Esses dados colocam o Brasil numa liderança indesejada: é o país onde mais se perde tempo no mundo calculando e pagando impostos.

“Por isso, é necessário fazer um investimento estratégico que vai impactar nas finanças da empresa”, afirma o advogado especialista em direito tributário e societário, Luiz Franz – membro do escritório Luvisotto & Franz Sociedade de Advogados, com sede em Curitiba-PR.

O período de encerramento do ano e a aproximação de um novo ciclo representam um momento ideal para decidir por novas estratégias de gestão, o que inclui um olhar mais aprofundado na questão fiscal.

“O planejamento tributário pode ajudar as empresas a se reorganizarem. Isso representa fôlego novo para atravessar 2021, um ano de esperada recuperação econômica após o início vacinação contra a Covid-19”, afirma o advogado especialista em direito e processo tributário, Guilherme Luvisotto.

Riscos e oportunidades

O consultor, pela sua experiência, tem condições de identificar cenários de riscos e apresentar soluções que evitem surpresas desagradáveis. Não custa lembrar que sem a identificação imediata ou até mesmo antecipada do problema, o custo para se reparar o dano será muito mais oneroso depois.

A consultoria tributária não deve ser vista apenas como mais um serviço de orientação especializada. Ela tem que ser tratada como protagonista para lidar com o complicado sistema de arrecadação brasileiro, com a finalidade de balizar todas as decisões estratégicas.

“É preciso reforçar que as ações para conquistar novos mercados e planos futuros de crescimento passam necessariamente pelas finanças da empresa, que são impactadas em caso de problemas com o fisco”, alerta Franz.

Competitividade

O momento atual desafia o setor produtivo para reagir à crise e voltar a crescer. Uma equipe capacitada, que conhece a fundo o ramo de atuação do negócio, terá mais condições de apresentar resultados promissores do que empresas concorrentes, que ignoram o potencial na área tributária.

“Ter como aliado um especialista no setor de impostos não significa apenas voltar as atenções para o que se deve ou não pagar, mas também abrir novos caminhos para aumentar a competitividade da empresa”, explica Luvisotto.

Como se vê, a consultoria tributária tem meios não apenas de fazer diagnósticos da situação fiscal da empresa, mas devido à natureza de seu próprio trabalho, dispõe da abordagem necessária para apresentar melhores resultados financeiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version