SEGS Portal Nacional

Economia

Barômetros Globais refletem otimismo moderado, apesar da segunda onda de Covid-19

  • Segunda, 11 Janeiro 2021 10:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Insight Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Os Barômetros Globais Coincidente e Antecedente da Economia sobem em janeiro, mantendo o cenário de retomada da economia mundial. A alta do Barômetro Coincidente é pequena, mas reverte a queda do mês anterior. O Barômetro Antecedente avança mais expressivamente, voltando a refletir um otimismo que, desta vez, pode estar sendo impulsionado pelo início das campanhas de vacinação contra covid-19 em diversos países.

O Barômetro Global Coincidente sobe 1,1 ponto em janeiro, ao passar de 93,9 pontos para 95,0 pontos, após interrupção temporária da rota ascendente no mês passado. O Barômetro Global Antecedente sobe 6,1 pontos no mês, para 111,6 pontos. Todas as regiões contribuem de forma positiva para o resultado agregado do Barômetro Coincidente. No Barômetro Antecedente, a região do Hemisfério Ocidental caminhou na contramão das demais regiões e contribui de forma negativa para o resultado agregado.

 

"Enquanto os efeitos das medidas de distanciamento social decorrentes da segunda onda da pandemia explicam o resultado modesto do barômetro Coincidente, o início do processo de imunização em alguns países justifica as expectativas favoráveis que sustentam o desempenho positivo do barômetro antecedente. A trajetória de crescimento robusto da atividade econômica entre todas as regiões e setores está condicionada à velocidade relativa entre a transmissão do vírus e a da imunização da população dos países ao longo dos próximos meses.", avalia Paulo Picchetti, pesquisador da FGV IBRE.

Barômetro Coincidente - regiões e setores

Os Barômetros Coincidentes das três regiões sobem em janeiro, com a Europa contribuindo em 0,7 ponto (ou 64%) para a alta do resultado agregado. A segunda maior contribuição veio da região da Ásia, Pacífico & África, que contribui em 0,3 ponto para o resultado (26%). O indicador do Hemisfério Ocidental continua em alta, mas em ritmo gradualmente menor. No mês, foi a região que teve a menor contribuição para o resultado agregado, em 0,1 ponto. Campanhas de imunização contra covid-19 tiveram início em diversos países da região, mas o resultado temporariamente desfavorável na corrida entre a vacinação da população e a pandemia pode ter influenciado para o tímido resultado do indicador regional. O gráfico no Press Release ilustra a contribuição de cada região para a distância do Barômetro Coincidente em relação ao nível médio histórico de 100 pontos.

A maior contribuição setorial para a alta do Barômetro Coincidente Global em janeiro foi novamente dada pela Indústria. Os demais setores contribuíram modestamente, com Comércio influenciando o resultado agregado de forma positiva e o conjunto de variáveis que refletem a evolução das economias em nível agregado (Desenvolvimento Econômico Geral) e os setores de Serviços e Construção, de forma negativa.

Barômetro Antecedente - regiões e setores

O Barômetro Antecedente Global antecipa os ciclos das taxas de crescimento mundial entre três a seis meses. Em janeiro, a região da Ásia, Pacífico & África foi responsável por mais de 90% da alta do indicador agregado, seguido da Europa que contribui com 0,7 ponto, ou 12%. Apenas a região do Hemisfério Ocidental contribui de forma negativa no mês, um reflexo da morosidade nos planos de vacinação em alguns países e do cenário crítico da pandemia no Brasil e nos Estados Unidos.

Em janeiro, todos os Barômetros Antecedentes setoriais subiram, com a Indústria e o conjunto de variáveis que refletem a evolução das economias em nível agregado (Desenvolvimento Econômico Geral) sendo os setores mais otimistas (com 120,4 e 115,9 pts., respectivamente). O Comércio registrou a maior alta no mês, mas continua sendo o setor, junto ao de Serviços, que ainda não recuperou as perdas do trimestre março-maio de 2020.

A Indústria é o setor que mais contribui para a alta do indicador agregado no mês, com 4,0 pontos. O Comércio contribui com 1,5 ponto, seguido de contribuições pouco expressivas do conjunto de variáveis que refletem a evolução das economias em nível agregado (Desenvolvimento Econômico Geral), Serviços e Construção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version