SEGS Portal Nacional

Economia

Tocantins e Amapá têm o menor recuo no PIB no segundo trimestre de 2020, mostra 4intelligence

  • Quarta, 23 Dezembro 2020 11:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Maranduba
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

 

Em contrapartida, Amazonas, também na região Norte, tem o pior desempenho entre os estados no período analisado

O período entre abril e junho de 2020 foi um dos mais difíceis do país em décadas devido à pandemia de covid-19. Contudo, alguns estados sentiram mais os impactos da doença no desempenho econômico do que outros. É o que mostra levantamento da 4intelligence, startup de soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados.

A empresa, que utiliza um algoritmo próprio para testar automaticamente milhares de especificações de modelos na explicação de um fenômeno, levantou dados primários para analisar o desempenho de cada unidade da federação durante o segundo trimestre do ano, o mais crítico em relação ao avanço do novo coronavírus, replicando a metodologia do IBGE para apuração dos dados das contas nacionais regionais.

Todos os estados brasileiros registraram desempenho negativo no PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre. Contudo, Tocantins e Amapá tiveram o menor recuo e ficaram praticamente estáveis, com -0,4% e -0,8%. São os únicos com queda inferior a 1% no levantamento.

Curiosamente, o Amazonas, também localizado na região Norte, teve o pior resultado no período analisado, com -20,5% – o único indicador em todo o país acima de -20%. Ainda na região, Acre e Rondônia caíram 3,3% e 3,8%, enquanto Roraima e Pará tiveram quedas de 5,6% e 6,3%.

No Nordeste, o Piauí teve o menor recuo, com -4,5%, seguido pelo Maranhão, com -7,5%, e Sergipe, com -7,2%. Na sequência aparecem Alagoas (-10,9%), Rio Grande do Norte (-11,7%), Pernambuco e Bahia (cada um com -12,3%) e Paraíba (-14,7%). O Ceará teve o pior desempenho da região, com -17,2%.

Nos quatro estados do Sudeste, o pior desempenho foi de São Paulo, com -13,6%. Rio de Janeiro e Espírito Santo tiveram recuos semelhantes, com -9,9% e -9,7%, respectivamente. Já Minas Gerais registrou -8,7%. No Sul, o PIB do Paraná caiu 8,3%; o de Santa Catarina, -9,8%; e o do Rio Grande do Sul, -11,4%.

Por fim, na região Centro-Oeste, o melhor desempenho foi de Mato Grosso, com -3,8%, seguido por Mato Grosso do Sul, com -4,0%. O Distrito Federal ficou em -6,1% e Goiás teve o pior desempenho da região: -7,1%.

“Os dados reforçam que estados com melhor desempenho no agronegócio conseguiram registrar percentuais melhores do que aqueles com foco maior em indústria e serviços. Ter essa visão completa em mãos é o que vai definir o sucesso de estratégias regionais, levando em conta as particularidades de cada local”, afirma Juan Jensen, Chairman da 4intelligence.

Entre as regiões, o Centro-Oeste é que teve menor recuo no PIB no segundo trimestre de 2020, com -5,6%. O Norte e o Sul também registraram quedas menores a 10,0%, com -8,8% e -9,8%, respectivamente. Já as regiões Sudeste e Nordeste tiveram o pior desempenho, com -12,0% e -12,2%, respectivamente.

O levantamento da startup ainda projeta que, mesmo com a recuperação em curso a partir de maio, que estarão refletidas no PIB do terceiro trimestre, a retração no PIB de 2020 deverá ser forte. Nesse sentido, Nordeste e Sul devem contar com as maiores quedas, enquanto Centro-Oeste e Norte devem apresentar os menores recuos, muito em virtude da dinâmica esperada nos setores de serviços, indústriais e agropecuário.

Levantamento regional é possível com Geocast

A análise de um grande número de dados regionais é possível com o Geocast, a mais nova solução da 4intelligence. Por meio dela, a startup entrega insights e apoia a tomada de decisões de empresas que atuam em diferentes regiões e/ou pretendem expandir seus negócios, independente do setor.

A solução consiste em uma série de algoritmos e machine learning que combina diferentes fontes de dados públicos, como os do IBGE, com estimativas internas criadas pela própria empresa com as informações de seus clientes. Assim, é possível cruzar as diferentes fontes e obter novos insights em diferentes recortes e modelos.

O objetivo é justamente servir como apoio de empresas do varejo que necessitam de estratégias regionais acuradas. Com uma plataforma amigável e de fácil uso, os profissionais podem observar no mapa as regiões mais vantajosas para a expansão e até a performance de suas lojas em determinadas localidades.

Sobre a 4intelligence

A 4intelligence é uma startup que desenvolve soluções para dar suporte a tomadas de decisões baseadas em análise de dados, através de algoritmos e inteligência artificial. A tecnologia possibilita a estruturação e customização de processos decisórios em larga escala, visando a que as respostas mais acuradas sejam entregues no momento correto para as pessoas certas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version