SEGS Portal Nacional

Economia

Tríade de sustentabilidade dão a tônica no mercado e nos investimentos internacionais

  • Segunda, 14 Dezembro 2020 11:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Lourenço
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Estamos vivendo em tempo real e escala global os impactos causados pelo Covid-19. Neste cenário de atipicidade e elevado grau de incertezas, a sociedade que vivia uma espécie de “surto coletivo”, teve que despertar para a urgência das pautas ambiental, social e governança nas relações empresariais, para além dos conceitos doutrinários e etimológicos das palavras.

Com a pandemia, podemos perceber com maior nitidez um movimento internacional iniciado nos últimos anos, mas que hoje assumiu status permanente e com prerrogativa de aprofundar ainda mais o fosso entre as empresas que ainda não despertaram para essas pautas e das demais.

Os investidores internacionais, por exemplo, passaram a exigir mudanças de postura dos seus fundos de investimento, cobrando cada vez mais responsabilidade ambiental na aplicação dos seus recursos, pressionando a oferta de carteiras de Investimentos que privilegiem empresas implantadoras de políticas de ESG.

Na verdade, ESG traduz as áreas mais relevantes, nas quais as empresas deverão concentrar seus esforços para se habilitarem a receberem investimentos internacionais, com custos consideravelmente menores do que aqueles praticados no mercado financeiro tradicional.

O assunto sustentabilidade é muito mais do que cuidar do meio ambiente, é preciso levar em conta os bons costumes em comunidade e integridade nas relações.

Podemos citar empresas engajadas em defender o meio ambiente, entre elas, instituições financeiras, como o FED (Banco Central dos EUA), que tem usado sua autoridade e seus recursos para preparar instituições financeiras para eventos climáticos severos. No Brasil não é diferente. O Banco Central (Bacen), por exemplo, está adotando normas de adequação ambiental para as instituições financeiras que atuam no país desde 2014.

Esse movimento global, acontece porque os critérios ESG se fundamentam em índices de alta precisão aos investidores, ou seja, são fonte de informações fidedignas sobre as companhias onde eles estão alocando capital, dando maior segurança.

A exemplo disso são as métricas ambientais, que ajudam o investidor a entender o relacionamento da empresa com o mundo natural e a sua dependência de recursos naturais. As sociais ajudam os investidores a entender potenciais preocupações em relação a direitos humanos, relações trabalhistas, comunidades e com o público. Por fim e não menos importante, as métricas de governança indicam que companhias com boa governança são mais confiáveis e menos propensas a ceder para corrupção ou coerção, portanto, fonte segura de aplicação de capital e rentabilidade.

Esta confiabilidade surge do fato de as instituições implementarem ferramentas de Compliance, através de investimentos em prevenção, detecção e punição de práticas de corrupção, dentro da empresa e entre terceiros que com ela tenham negócios.

Portanto, no âmbito internacional a cultura organizacional já enraizou a imprescindibilidade dessas três letrinhas e inevitavelmente pressiona o governo e as empresas brasileiras a se adequarem, dando a tônica no mercado e nos investimentos internacionais.

Hellen Garcia- Advogada na Bastos Freire Advocacia. Especialista em direito do trabalho e Compliance


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version