SEGS Portal Nacional

Economia

Via Varejo comemora sucesso em engajamento e aplicativos na Black Friday

  • Sexta, 11 Dezembro 2020 11:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Trolese
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Em novembro, a companhia atingiu recorde entre os aplicativos mais baixados no varejo com as marcas Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com.br com 4.218 milhões de instalações

Crescimento em vendas online de 99% com participação de 62,4% em vendas totais com destaque para o marketplace com crescimento de 125%, 18% das vendas realizadas somente pela plataforma Vendedor Online, mais um aumento de market-share no online de 4,2 p.p. e crescimento de 142% de pedidos entregues por meio do Retira Rápido, são alguns dos números e resultados atingidos durante o período da Black Friday pela Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com.br neste ano e comunicados por meio de Fato Relevante no dia 30 de novembro.

Com lançamento realizado em 23 de outubro, as campanhas das marcas foram antecipadas com o objetivo de reduzir o fluxo de clientes em lojas físicas e oferecer tranquilidade para o consumidor realizar suas compras. No total, foram 40 dias de ofertas em produtos selecionados. Na semana da Black, a estratégia para Casas Bahia foi investir em ações diferenciadas nos principais programas e jornalísticos da TV aberta. Com investimento robusto e superior a 2019, foi garantida mais de 93% de cobertura e mais de 65 milhões de pessoas impactadas. Nas redes sociais, dados da Social Bakers confirmam que Casas Bahia foi a marca com o maior engajamento no Facebook durante a Black Friday, somando 298 mil interações apenas na quinta e sexta-feira da ação. No mês de novembro, foram 1,2 milhões de interações na rede social.

Os aplicativos também bateram recordes no número de downloads. Segundo a App Annie, na virada do dia 26/11 para 27/11, fomos o 1º. e o 3º. aplicativos mais baixados do varejo com Casas Bahia (179.618 downloads) e Extra.com.br (127.999), respectivamente.

As categorias com maior crescimento em vendas foram em itens de informática, com aumento de mais de 109%, telefonia celular com aumento de 37% e televisores com um crescimento de 24%. No marketplace, itens de esporte e lazer tiveram um aumento de mais de 263%, em automotivo mais de 186% e cama mesa e banho com um aumento de mais de 103% em vendas, dados também comunicados por meio de Fato Relevante.

Para esse resultado, foram realizadas mais de 1400 novas contratações em tecnologia, logística e vendas, e os mais de um milhão de metros quadrados de centros de distribuição. A integração da malha logística com a rede de lojas e aos canais digitais de vendas, foram essenciais para entregar a melhor conveniência e o melhor nível de serviço para os consumidores. "Somente no estado de São Paulo, entre os pedidos realizados durante a Black Friday, foram mais de 60% das entregas realizadas em dois dias, sendo 40% dessas entregas produtos de grande porte como móveis, colchões, geladeiras e tvs", afirma Fernando Gasparini, diretor executivo de logística da Via Varejo.

A companhia vem adotando o modelo de vendas phygital, integrando as lojas físicas com o Via+ Mobile, plataforma de vendas exclusivo para os vendedores, e o Vendedor Online, entendendo a integração desses ambientes de forma prioritária. Essa integração permite que vendedores de lojas físicas também ofertem itens de lojistas parceiros e atendam o cliente de forma mais completa e ágil. Até o final do ano, a integração vai além da oferta de produtos por meio dessas ferramentas e se expande para serviços de logística, entre armazenagem, controle e distribuição.

Atendimento ao cliente

O avanço e melhoria das ferramentas de autoatendimento auxiliaram a experiência e jornada do cliente, com quase 20% dos atendimentos realizados sem necessidade de interação com os consultores. Sendo, por meio das plataformas online (sites e apps), e também por meio do autoatendimento, que 230 mil novos clientes realizaram seu cadastro. "Somente no dia 27, tivemos mais de 1,2 MM logins realizados em nossas plataformas e a reativação de acesso de cerca de 470 mil cadastros", afirma Edinelson (Ted) Santos, diretor de gestão de clientes da Via Varejo.

"Na semana da Black Friday deste ano recebemos 93% a mais de pedidos, do que em 2019 e mesmo com o aumento do volume, tivemos uma melhora na eficiência e qualidade de atendimento, reduzindo em 73% o tempo de resolução dos protocolos abertos pelos clientes. O canal de WhatsApp Online, comparado ao canal de chats que era utilizado em 2019, foi o mais acionado no período, com um aumento de 285% de atendimentos", completa Santos.

Neste ano, os índices de reclamações por pedido na semana da Black Friday baixaram mais de 50% no Procon. No ano passado as marcas da companhia ocuparam o segundo lugar entre as mais reclamadas e neste ano em quinto, atingindo uma evolução de 13 p.p de melhora no índice de resolutividade nos últimos 60 dias.

SOBRE VIA VAREJO

A Via Varejo é a via de compras de todos os brasileiros, onde, quando e como eles quiserem. É líder no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil e há décadas está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Pontofrio, além das vendas online do Extra.com.br, da fábrica de móveis Bartira, Asaplog e banQi. Com cerca de 41 mil colaboradores, a companhia possui capital aberto na B3 desde 2013 e está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com a maior e mais digital rede logística do Brasil, conectando cerca de 1 mil lojas físicas, 26 centros de distribuição e hubs de entregas com 85 milhões de clientes e oferecendo a esses clientes produtos, créditos, serviços e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version