SEGS Portal Nacional

Economia

O que o varejo pode esperar para o Natal de 2020?

  • Quinta, 10 Dezembro 2020 18:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Scorsin
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Em um ano atípico por conta da covid-19, o Natal, a data mais importante para o varejo, terá a menor taxa de movimentação de vendas dos últimos cinco anos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o movimento das vendas gerará em torno de R$ 37,5 bilhões e 70,7 mil vagas temporárias de trabalho.

O Brasil ainda não controlou a pandemia e não há expectativa de uma vacina para 2020. “Além disso, as pessoas estão cansadas do isolamento social, então o Natal vai apresentar muitas restrições tanto financeiras quanto de mobilidade física. Por exemplo, com o novo olhar para o domicílio, dificilmente haverá grandes eventos que tenham aglomeração, os consumidores passarão a olhar para sua própria casa e se reunir com um grupo menor de convidados. A busca será por refeições e porções menores, e com o foco maior em uma experiência gastronômica. Os restaurantes devem estar antenados para atender esse novo consumo”, explica Elizeu Barroso Alves, coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Varejo Digital do Centro Universitário Internacional Uninter.

Neste final de 2020 acontecerão novos tipos de consumo, como a redefinição por parte dos consumidores do que é ‘festivo’ e ‘presenteável’. Devido às incertezas, as pessoas passarão a prolongar as suas decisões tanto de presente quanto das festividades de Natal e Ano Novo.

Mesmo com as restrições financeiras e de mobilidade impostas pela covid-19, um mapeamento da Nielsen Global Connect apontou que as pessoas vão manter suas comemorações. “Os varejistas devem se aprofundar na leitura desse cenário que soma ao mesmo tempo o desejo de comemorar e os receios impostos pelo vírus, para criar uma nova experiência de consumo”, finaliza Alves.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Mar 06, 2026 Economia

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda…

Mar 05, 2026 Economia

Ano eleitoral pede planejamento financeiro rigoroso e…

Mar 04, 2026 Economia

Custos invisíveis de produção desafiam rentabilidade da…

Mar 03, 2026 Economia

Recuperação judicial é alternativa estratégica para o…

Mar 02, 2026 Economia

A Reforma Tributária e as negociações sindicais: como…

Fev 27, 2026 Economia

Malha fina: veja os erros mais comuns no Imposto de…

Fev 27, 2026 Economia

Pagamento por Pix no ponto de venda: praticidade no…

Fev 26, 2026 Economia

Tarifaço global entra em 2026, pressiona o comércio…

Fev 25, 2026 Economia

Queda de 1 ponto no juro do financiamento imobiliário…

Fev 24, 2026 Economia

Planejamento tributário inadequado aumenta riscos e…

Fev 23, 2026 Economia

Você sabe como fica a rotina do empreendedor com a…

Fev 20, 2026 Economia

Da teoria à prática: como a Reforma Tributária deve…

Fev 19, 2026 Economia

Mercado de financiamento de litígios chega a US$ 20…

Fev 18, 2026 Economia

Reforma Tributária muda regras do aluguel e aumenta…

Fev 13, 2026 Economia

Planejamento financeiro é estratégia indispensável para…

Fev 12, 2026 Economia

Movimentações via PIX: 5 cuidados práticos para não…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version