Brasil,

Aposentadoria: fundos imobiliários despontam como melhor opção de rentabilidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Na última década, FIIs tiveram valorização de 179%, superior a poupança, CDI e até Bolsa

Os fundos imobiliários (FIIs), investimentos que “fatiam” patrimônios imobiliários entre vários cotistas, se tornaram uma das principais opções para quem busca rentabilidade a longo prazo. Um comparativo entre algumas das mais populares aplicações disponíveis de renda fixa e seus indicadores, como poupança, CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), além da renda variável, como a bolsa brasileira, mostra que o IFIX (indicador usado para medir o comportamento médio da indústria de fundos imobiliários) foi o que teve maior rentabilidade nos últimos dez anos.

Usando como base um valor de R$ 1 milhão, os investidores que optaram por aplicar o montante em fundos imobiliários teriam, em tese, lucrado R$ 1,79 milhão de 2010 a 2020. Este valor representa uma valorização de 179%. A opção mais próxima entre os outros ativos para oferecer rentabilidade neste período seria o CDI, que renderia 137% com a mesma aplicação. Estes são os únicos indicadores com rentabilidade acima de 100%. Abaixo, vem a poupança - que renderia 92% da aplicação, o IPCA, com 67,9% e o Ibovespa (indicador da Bolsa), com 36,5%.

É válido levar em consideração que os indicadores são gerais - é possível lucrar mais com cada classe de ativos, dependendo da composição da carteira. Mas o comparativo reforça a tese de que o investimento em fundos imobiliários ganha cada vez mais relevância ao se projetar uma aposentadoria – pela isenção de IR (Imposto de Renda), recebimento de dividendos mensais e valorização das cotas a longo prazo.

Para Gabriel Barbosa, especialista em FIIs e diretor de relação com investidores da gestora TRX, ao montar uma carteira de longo prazo com baixa volatilidade, os fundos imobiliários ganham cada vez mais vantagens. Mas é preciso cuidado ao selecionar os fundos. “Há muitas opções no mercado atualmente, e cada uma delas representa um tipo diferente de imóveis adquiridos. Com a pandemia, vimos o mercado imobiliário reaquecer e muitas mudanças estão em andamento. Prédios corporativos e shoppings centers, que ao longo do tempo sempre tiveram destaque entre os fundos, se tornaram incertezas durante este período de isolamento. Outros segmentos ganharam relevância, como os de logística e de varejo de itens básicos”, ressalta.

Ao selecionar um fundo imobiliário para investir, Gabriel chama atenção para um princípio fundamental. “O investidor deve pensar: qual a probabilidade de os imóveis deste fundo ficarem desocupados? A localização do imóvel ficará mais ou menos valiosa ao longo do tempo? E qual a probabilidade dos aluguéis destes imóveis sofrerem variações, sejam elas positivas ou negativas? São perguntas que ajudam a definir a qualidade de um fundo imobiliário.”

O analista Rodrigo Medeiros, especialista em fundos imobiliários, aponta que o crescimento de fundos imobiliários no país se deve ao aperfeiçoamento do investidor brasileiro, que busca cada vez mais encontrar formas de rentabilizar seu patrimônio mesmo em meio às taxas de juros em baixas históricas. “Os FIIs são um dos poucos ativos que pagam rendimentos mensais aos seus cotistas, o que permite um reinvestimento mês a mês para ampliar a carteira. Isso permite um crescimento acima da média que os outros investimentos não conseguem proporcionar e gera um impacto positivo muito grande com o passar dos anos, com fortalecimento da carteira e o potencial de valorização dessas cotas a longo prazo.”

Confira o comparativo entre os tipos de investimentos mais populares no país:

Fonte: Quantum axis


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar