Matera desenvolve core bancário para a Focus Financeira em dois meses

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Galo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Implementação de uma nova instituição financeira ocorre de forma inédita, durante a pandemia, com equipe em home office e ganhos na eficiência operacional

Em 2020, surgiu a Focus Financeira, uma empresa 100% brasileira que traz soluções inteligentes e completas para seus clientes. A empresa já nasce estrategicamente com toda sua infraestrutura na nuvem e com alta escalabilidade, tornando-se, assim, uma organização 24×7, em que os clientes poderão realizar as transações financeiras a qualquer hora. A presença digital tem como intuito facilitar a aquisição de crédito e as propostas de investimentos para as pessoas físicas e jurídicas, principalmente das classes C, D e E. Para Leonardo Grapeia, sócio-diretor da empresa, o mercado pouco atua com os desbancarizados e, com isso, a missão da empresa é auxiliar na inclusão desse público. "Nosso propósito é sermos lembrados como uma financeira de crédito para os clientes. Não temos a pretensão de ser o seu banco principal, mas, sim, de ser a sua instituição de crédito", afirma.

Os impactos do coronavírus têm afetado a dinâmica das empresas, desde as de menor porte até as mais robustas. Muitas instituições, diante desse contexto, deparam-se com preocupações acerca da sua continuidade no mercado em meio à queda da produtividade. Outras, no entanto, fazem desse grande desafio um cenário de oportunidades para o crescimento. "Inovamos os negócios durante a pandemia com o intuito de oferecer facilidades financeiras para os seus públicos. Com o advento do Pix, o cliente vai receber o crédito online, ou seja, o dinheiro estará rapidamente disponível na conta", esclarece Grapeia. "A explosão digital impulsionada pela pandemia antecipou a transformação no varejo, e-commerce e também acelerou a indústria. O mercado financeiro vem passando por constantes inovações digitais. Começou com a digitalização e automatização interna dos processos, depois para experiência do cliente, agora com o Pix e depois o Open Finance. Acreditamos que essa nova era veio para ficar e nosso intuito é cada vez mais oferecer créditos de forma facilitada e potencializar os investimentos no digital", completa. Para a nova empreitada, eles contaram com o auxílio da Matera , empresa de desenvolvimento de tecnologia para o mercado financeiro, fintechs e gestão de riscos, que estruturou todo o core bancário, com o módulo de riscos, informes legais, renda fixa, contas a pagar e ERP.

"Diante de um cenário completamente novo e de um grande desafio, fizemos a idealização desse projeto sair do papel em apenas dois meses e totalmente desenvolvido com equipe em home office. A instituição nasceu com força total, 100% em cloud e com a aprovação, sem ressalvas, do Banco Central", afirma Diogo Meirelles, Head of Sales na Matera. O projeto está saindo do forno e os resultados estão sendo coletados, mas a Focus Financeira já consegue sentir os ganhos na eficiência operacional e no atendimento regulatório, o que é de extrema importância para qualquer instituição financeira.

Especializada em crédito, financiamento e investimentos, a Focus Financeira nasce com capital próprio e já com conversas iniciadas para adesão ao Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. "Através de emissão de CDB (Certificado depósito Bancário) garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito, Seguimos na busca de investidores para continuar crescendo e dedicados ao propósito de atender as pessoas desbancarizadas", finaliza Grapeia.

Sobre a Matera

Fundada em 1987, a Matera é uma empresa de tecnologia, líder nacional em soluções de core banking e meios de pagamentos. Além dos bancos tradicionais, possui clientes nos segmentos de fintechs, varejo e gestão de riscos. Com um time de mais de 650 profissionais, está presente no Brasil, Canadá e avançando em sua expansão internacional.

Para saber mais, acesse: www.matera.com

Sobre a Focus Financeira

A Focus Financeira é uma fintech que nasce com a missão de entregar soluções financeiras. Valorizamos o contato humano e queremos fazer parte do dia-a-dia de nossos clientes com os produtos certos para cada momento de sua história.

O maior propósito da Focus Financeira é facilitar o acesso a crédito, principalmente para desbancarizados, sendo reconhecida na sua essência como uma instituição de crédito.