Brasil,

Estudo avalia como consumidores percebem as promoções de vendas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Damaris Rota
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Especialistas do Insper analisam os critérios utilizados pelos compradores; consumidor quer saber se o benefício é para já ou para o futuro

Exposto à promoção de um produto, o consumidor pensa se o benefício ofertado será fruído agora ou no futuro. Avalia também se a iniciativa está ou não diretamente associada àquela mercadoria. Esses são os principais resultados da investigação conduzida por Patrícia Montagna Anauate, alumna do Mestrado Profissional em Administração do Insper , e pelas professoras Giuliana Isabella e Carla Ramos , também do Insper.

O estudo é pioneiro em listar os critérios utilizados pelos consumidores para classificar ações de promoções de vendas. Os resultados da análise podem servir como guia para gerentes de marca planejarem as estratégias de promoção de produtos, maximizando o retorno financeiro das iniciativas.

Ações de promoção de vendas são qualquer incentivo usado pelas empresas para favorecer a comercialização de um produto ou serviço. Quando empresas lançam esse tipo de intervenção, querem estimular o consumidor a avaliar a marca e a pensar na possibilidade de compra. O que nem sempre se sabe, contudo, é quais são os efeitos para a marca da realização dessas ações.

Os estudos do tema reconhecem a existência de dois grandes tipos de promoções de vendas. As chamadas ações monetárias -descontos, "leve mais por menos"- visam efeitos de curto prazo e incentivam comportamentos como a substituição e a experimentação de produtos. São adequadas para aumentar as vendas ou para queimar estoques. Porém, podem ter efeitos prejudiciais sobre a imagem da marca. Diante do preço mais baixo do produto, o consumidor poderá associá-lo a qualidade inferior ou não querer voltar a comprá-lo quando a promoção terminar. Por outro lado, as iniciativas não monetárias, como a oferta de brindes e vouchers, têm objetivos de longo prazo e buscam a fidelização do cliente.

Metodologia

Para analisar como cada tipo de ação de promoção é percebido na perspectiva do comprador, o estudo conduzido pelas pesquisadoras do Insper coletou a percepção de 106 consumidores que responderam a um questionário eletrônico. Primeiro, os respondentes eram perguntados sobre se conheciam cada uma das 14 ações de promoção de vendas listadas. Na sequência, deveriam classificá-las em até seis grupos, explicitando os critérios usados para os agrupamentos.

De posse das categorias criadas pelos entrevistados, as autoras identificaram padrões de repostas que, por sua vez, permitiram elaborar um agrupamento único, segundo a perspectiva do consumidor.

O primeiro critério de classificação encontrado pelas autoras indica se o benefício da promoção é voltado para o produto ou não. O segundo diz respeito ao momento em que percebem o recebimento do benefício, se imediato ou no futuro.

As pesquisadoras mostram que há quatro grandes grupos nos quais os consumidores classificam as ações de promoção, conforme elas são: 1) relacionadas ao produto e com benefício imediato, 2) relacionadas ao produto e com benefícios futuros, 3) não relacionadas ao produto e com benefícios imediatos e 4) não relacionadas ao produto e com benefícios futuros.

Gerentes de marca poderão definir os objetivos almejados com determinada ação de vendas e, a partir da classificação segundo a percepção dos consumidores deduzida no estudo, decidir pela opção mais adequada .

Acesse o estudo!

Sobre o Insper

O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que busca ser referência em educação e geração de conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisas nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Políticas Públicas e Comunicação. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Economia e Engenharias), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais e Doutorado) e Educação Executiva (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão. Tem as certificações de qualidade da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), Association of MBAs (AMBA) e Associação Nacional de MBA (Anamba).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar