Brasil,

Futuro do Varejo: estudo aponta que 39% dos brasileiros seguem fazendo suas compras online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Prado
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Segundo líder global em ciência de dados do consumidor, os novos hábitos que surgiram em meio a pandemia não vieram para ficar

A dunnhumby, empresa global líder em ciência de dados do consumidor, vem acompanhando os efeitos da pandemia no varejo e as consequências em relação aos novos hábitos dos consumidores ao redor do mundo. Segundo estudo recente promovido pela companhia, 39% dos brasileiros estão fazendo suas compras online, em julho de 2020, esse número representava 45% do entrevistados. Os dados indicam leve aumento no número de brasileiros que estão voltando, gradativamente, para as lojas físicas.

Os novos dados indicam que a tendência pelo online talvez não tenha vindo para ficar. Isso porque o estudo recente da dunnhumby confirma as informações apuradas pela companhia em julho de 2020, quando 33% dos brasileiros disseram que não pretendiam manter o hábito de compras online. Esse comportamento pode ser reflexo de alguns fatores, como o bom desempenho por parte dos varejistas com o higienização e controle da pandemia - cerca de 53% dos consumidores pesquisados aprovam o desempenho do varejo nos últimos meses - e apontam estar mais satisfeitos com o controle da pandemia por parte das lojas do que do próprio governo.

Ainda assim, parte das compras tendem a migrar definitivamente para o ambiente digital, ainda que os dados indiquem a importância do varejo continuar investindo em boas experiências nas lojas físicas - uma vez que os consumidores seguem buscando estabelecer uma relação humanizada com as marcas. O estudo indica que a comodidade proporcionada pelas compras online não superam a interação mais pessoal do consumidor brasileiro com as lojas.

No estudo anterior promovido pela dunnhumby, que analisa transações de mais de 1 bilhão de shoppers ao redor do mundo, outros tipos de compras que promoviam essa interação estavam se destacando no Brasil, como o WhatsApp. "O aplicativo gera uma proximidade com o consumidor, principalmente para quem prefere ter um contato pessoal com as marcas", conta Flávia Villani, head da dunnhumby no Brasil.

Olhando para o futuro, o estudo indica algumas mudanças, principalmente em relação aos diferentes tipos de consumidores brasileiros em seus novos hábitos de compra, categorizando-os em quatro tipos de clientes:

• O cliente atento: representa cerca de 25% dos consumidores do País. Sensível a preço, mas procura tomar as melhores decisões se informando antes de ir às compras;

• O cliente sensível: foca em preços baixos acima de outros fatores e busca o melhor valor agregado para cada produto, representa 25% dos consumidores brasileiros;

• O cliente luxo: busca qualidade em seus produtos e costuma consumir nas lojas próximas a sua residência. Forma 22% dos consumidores;

• O cliente habitual: segue com seu comportamento habitual e está pouco atento aos preços e promoções. Representa 28% dos consumidores brasileiros.

Mesmo com os diferentes comportamentos, um fator que segue unânime entre os consumidores brasileiros é a percepção com relação aos preços. O último estudo promovido pela dunnhumby indica que 65% do pesquisados identificaram um aumento nos preços dos produtos. Essa percepção segue oscilando desde maio, quando 59% dos brasileiros afirmaram ter percebido aumentos. Em junho, esse número havia ficado em 50%.

Para Flávia, o grande desafio agora está nas estratégias que o varejo em geral terá que adotar para entregar valor para o consumidor, escolhendo uma estratégia de preços equilibrada, criando novas oportunidades de relacionamento e soluções de fidelidade, além de proporcionar experiências inovadoras e personalizadas para os seus clientes.

Sobre a dunnhumby: A dunnhumby é líder global em ciência de dados do consumidor, capacitando empresas de todos os lugares a competir e prosperar na moderna economia orientada por dados. Nós sempre colocamos o cliente em primeiro lugar. A Plataforma de Ciência de Dados do Cliente dunnhumby é nossa combinação singular de tecnologia, software e consultoria, permitindo que empresas aumentem suas receitas e lucros ao oferecer experiências excepcionais para seus clientes - nas lojas, offline e on-line. A dunnhumby emprega mais de 2.500 especialistas em escritórios na Europa, Ásia, África e Américas, trabalhando para marcas icônicas e transformadoras, como Tesco, Coca-Cola, Meijer, Procter & Gamble e L'Oréal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar