Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Jaguar Mining busca reaproveitamento e possibilidades de recuperar ouro dos rejeitos no quinto ciclo de desafios do Mining Hub

Promovido pelo primeiro Hub de mineração do mundo, programa tem como objetivo construir um canal direto entre mineradoras e startups para solucionar os principais desafios do setor mineral

Mais uma vez, a Jaguar Mining busca soluções inovadoras para otimizar seus processos por meio do Mining Hub, uma iniciativa de Inovação Aberta que busca soluções para os desafios comuns do setor, que chega ao seu quinto ciclo de desafios no programa de inovação aberta M-START.

Com o projeto “Reaproveitamento de Rejeitos de Barragens de Ouro, Cobre e Prata”, e baseada no valor de sustentabilidade que norteia as suas operações, a Jaguar busca por alternativas que permitam reaproveitar até 90% do rejeito final gerado em suas atividades de beneficiamento, destinando-o para aplicação na construção civil ou outro tipo de mercado. Este projeto trará benefícios consideráveis ao meio ambiente, por meio da redução sistemática dos impactos decorrentes da disposição destes resíduos, e agregará valor à sua cadeia produtiva com a comercialização de subprodutos.

Alinhada à adoção dessa prática sustentável, a Jaguar também busca por soluções que possibilitem recuperar cerca de 50% do ouro contido nesses rejeitos. São três tipos de rejeitos:

Rejeito do processo de lixiviação da planta metalúrgica da unidade MTL, em Conceição do Pará, que contém, em média, 0,50 g/t de ouro;
Rejeito do processo de flotação da planta metalúrgica da unidade CCA/RG, em Caeté, com cerca de 0,20 g/t de ouro e que corresponde a 93% dos rejeitos gerados pela unidade e
Por último, o rejeito de lixiviação de CCA/RG, em Caeté com 3 g/t de ouro, em média.

Em busca de soluções para os desafios do setor de mineração, o M-START tem como objetivos prospectar e selecionar novos projetos e empreendimentos (STARTUPS), além de apoiar o desenvolvimento de provas de conceito (POC) destas junto às mineradoras credenciadas. O desafio proposto é desenvolver uma rota de reutilização e recuperação dos rejeitos gerados pelas plantas metalúrgicas da Jaguar.

“Alguns fatores impõem desafios ainda maiores ao processo, como as dificuldades geotécnicas e ambientais, mas alguns estudos exploratórios indicam o potencial de reutilização e recuperação do ouro desses rejeitos”, explica Roberto Piragibe, Gerente Geral de Projetos e Engenharia. A empresa pretende investir entre 60 e 100 mil reais para solucionar o desafio.

O M-Start, da Mining Hub, é uma oportunidade para startups e ecossistemas de inovação que desejam se aproximar do setor de mineração, propondo soluções aos desafios ligados aos temas: Eficiência operacional, Fontes de Energia Alternativa, Gestão de Água, Gestão de Resíduos, Desenvolvimento social e Segurança e Saúde Operacional. O programa tem o propósito de desenvolver Provas de Conceito (PoC) de projetos capazes de solucionar os principais desafios da cadeia de mineração no Brasil. PoC é um termo utilizado para denominar a implantação de um modelo prático que possa provar o conceito (teórico) estabelecido por uma pesquisa ou ideia.

Sobre a Jaguar Mining

A Jaguar Mining é uma empresa brasileira de mineração, de capital estrangeiro com foco na exploração de ouro na região do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e foco no desenvolvimento sustentável local. Suas unidades incluem o Complexo de Minas de Ouro Turmalina (Conceição do Pará) e o Complexo de Minas de Ouro Caeté – CCA (minas de Pilar e Roça Grande e a planta de processamento de minério de Caeté). A Jaguar também é proprietária do Complexo da Mina de Ouro Paciência, que se encontra em manutenção desde 2012.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo