SEGS Portal Nacional

Economia

Empresas goianas terão crédito em plataforma de permutas para quitar dívidas e reativar negócios

  • Terça, 17 Novembro 2020 18:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Parceria permite a renegociação de dívidas para a retomada de negócios durante a pandemia - Freepik

Objetivo da parceria firmada com o Governo do Estado para o programa Mais Crédito é oferecer oportunidades de negociação das dívidas aos micro e pequenos empresários que foram atingidos economicamente pela pandemia do novo coronavírus

Segundo o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), neste ano o número de pessoas com o nome no cadastro de inadimplentes chegou a 63 milhões. Já a inadimplência entre as empresas é de 5,5 milhões de micro e pequenos negócios, de acordo com pesquisa da Serasa Experian. Neste cenário de baixa na economia e a dificuldade encontrada por alguns setores econômicos para a retomada, diante da crise provocada pela pandemia da Covd-19, o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Retomada, desenvolveu o programa Mais Crédito. O objetivo da iniciativa é fornecer ferramentas às micro e pequenas empresas que buscam renegociar suas dívidas de natureza comercial, contraídas principalmente durante o período em que os negócios permaneceram fechados. O programa ainda tem o objetivo de incentivar as empresas a reduzirem a inadimplência e fomentar o cadastro positivo dos pequenos negócios.

Entre as instituições de crédito e fomento participantes está a plataforma de permutas multilaterais XporY.com. Por meio do programa, a empresa oferecerá uma linha de crédito por meio da moeda digital X$, de uso exclusivo na plataforma, e equivalente ao Real. Outro serviço a ser disponibilizado é a negociação com os credores para que o pagamento de dívidas seja feito através de permutas. O programa já está em funcionamento e os interessados podem agendar atendimento no site da Federação do Comércio do Estado de Goiás - Fecomércio (https://www.fecomerciogo.org.br/agendamento-mais-credito). Também participam instituições como Caixa, Banco do Brasil, Sicoob e Goiás Fomento.

Para obter o empréstimo da plataforma, será preciso fazer o cadastro no sistema. A contrapartida do tomador será cadastrar e vender produtos ou serviços dentro da própria plataforma, em moeda digital, meio através do qual obterá os recursos para quitar crédito recebido. O cadastro é gratuito e pode ser feito por meio aplicativo, disponível para Android ou iOS, ou pelo site www.xpory.com.

De acordo com o sócio-fundador da XporY.com, Rafael Barbosa, esse programa tem uma grande relevância para a retomada econômica no Estado. “É uma forma que o governo encontrou, junto com a iniciativa privada, para instituir linhas de crédito para aqueles que mais passaram dificuldades durante a pandemia. Esse apoio é fundamental, pois muitos pequenos empresários e até empreendedores individuais entraram no cadastro de inadimplentes na pandemia e agora ficaram sem condições até de comprar insumos para retomar seus negócios”, detalha Barbosa.

Para facilitar ainda mais o acesso ao crédito e a negociações para quitação de dívidas, Barbosa explica que a XporY vai oferecer alguns diferenciais em relação aos bancos tradicionais. “Geralmente para se conseguir um empréstimo em um banco é necessário apresentar garantias, ter nome limpo e ainda ter condições de pagar os juros acordados. Para ajudar a sociedade neste momento vamos oferecer o crédito com regras mais simples, sem necessidade de oferecer garantias, como bens ou imóveis, e também não vamos limitar o acesso aos que tiverem o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito”, conta o empresário que também não cobrará juros nas parcelas, somente uma taxa de antecipação de crédito. A plataforma também vai intermediar a negociação para quitação de dívidas por meio das permutas.

Outro benefício para as micro e pequenas empresas que aderirem ao programa Mais Crédito e buscarem o apoio da plataforma de permutas é o estímulo ao negócio que estas receberão. “A rede de permutas funciona como uma vitrine para o negócio. A empresa será vista por um público que não a conhecia e talvez não viesse a conhecer se não fosse pela troca virtual. Essa rede cresce em apoio mútuo, onde um oferta o que o outro precisa e ambos solucionam seus problemas sem o uso de dinheiro”. Na plataforma é possível encontrar uma infinidade de produtos e serviços para uso pessoal ou empresarial como contabilidade, advocacia, dedetização, venda de móveis, reformas prediais, alimentação e vestuário.

Sobre a XporY.com

A XporY.com é uma plataforma de permutas multilaterais que conta com mais de 10 mil membros. Nela, empresas de qualquer porte e profissionais liberais podem cadastrar seus produtos e serviços gratuitamente, que são comercializados em moeda digital própria, denominada X$. “Não há custo de adesão ou anuidades e taxas de manutenção. Somente na hora de consumir que o permutante paga uma pequena taxa de 10% sobre o valor da compra”, detalha o sócio-fundador da empresa. A plataforma iniciou operações em 2014 como uma startup, que recebeu inclusive apoio do Governo do Estado. “Fomos uma das 35 startups fomentadas pela Fapeg [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás] naquele ano e hoje estamos participando do Mais Crédito também como uma forma de retribuição social”, considerou Rafael Barbosa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version