Lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas é desafio para um mercado ainda não regulado

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maíra Magro
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Projetos de regulação estão em discussão no Congresso, mas operações já entraram na mira do Gafi para parecer sobre segurança e controle nos países

Ainda sem regulação formal e oficial, mas já movimentando alguns bilhões de reais por mês, o mercado de criptomoedas está sob os holofotes na questão que envolve brechas para lavagem de dinheiro. O tema foi abordado no webinar "Lavagem de dinheiro por meio de criptomoedas", realizado pelo Ministério Público de São Paulo, com a participação da nossa CEO, Mariana Tumbiolo, junto com os procuradores da República, Leandro Bastos Nunes e Hélio Telho Corrêa Filho, na última quarta-feira (4).

Em um ambiente de tecnologia de ponta e alta frequência das transações, o controle e identificação dos investidores, tanto na origem como na finalização, se apresentam como um dos maiores desafios para coibir operações ilícitas. "Mesmo ainda não tendo uma regulação oficial, o mercado de criptoativos atua dentro dos parâmetros legais, mas existe uma brecha para que alguns se utilizem disso para lavar dinheiro", apontou Mariana. Para ela, a inclusão financeira e digital deve ser incentivada para coibir ilícitos e não o contrário.

Nem moeda, nem valor mobiliário, os criptoativos são transacionados em um ‘limbo’ regulatório em quase todos os países. Ainda assim, essas operações entraram na lista de observância elaborada pelo Grupo de Ação Financeira contra Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi) para seu parecer final nas avaliações regulares que realizam nos países membros. No Brasil, há cinco projetos de lei para regulamentar as exchanges e torná-las sujeitos obrigados a monitorar e reportar atividades suspeitas. "O parecer do Gafi é imprescindível para a tomada de decisão de investidores estrangeiros", ressaltou Mariana.

Sobre a Zela Consultoria

A Zela é empresa brasileira pioneira, 100% especializada em programas de prevenção à lavagem de dinheiro e rastreamento e recuperação de ativos. Liderada por Mariana Tumbiolo, a Zela é uma alternativa mais eficiente e acessível para as empresas que estão entrando em uma nova fase de criação de mecanismos internos de controle, em função do avanço das regras brasileiras e internacionais de prevenção à lavagem de dinheiro, inserindo-as em uma jornada rumo a um mercado mais justo e mais limpo. Com um corpo técnico especializado e experiente, a Zela oferece um pacote abrangente de serviços, já focado nas novas normativas do Banco Central, da Comissão de Valores Imobiliários (CVM) e nas diretrizes de organismos internacionais.