SEGS Portal Nacional

Economia

Associação de correspondentes bancários dá dicas para quem quer contratar empréstimo consignado durante a pandemia

  • Sexta, 06 Novembro 2020 13:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daya Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

É bom ficar atento às taxas de juros, ao valor das parcelas e checar se o profissional que está oferecendo o empréstimo é certificado, conforme determina o Banco Central. Número de golpes e os casos de fraudes aumentaram expressivamente durante a pandemia

O crédito consignado é muito procurado por ser uma forma menos burocrática e mais rápida de se obter um empréstimo. E, durante a pandemia, a modalidade tem sido uma das mais utilizadas por aposentados e pensionistas, tanto pela facilidade de contratação, quanto pelas taxas de juros mais atraentes. Só para se ter uma ideia, de acordo com o Banco Central, o empréstimo consignado cresceu 11,54%, na variação das concessões de crédito pessoal entre julho e agosto deste ano. Na mesma proporção, aumentaram os golpes e as tentativas de fraude contra aposentados e pensionistas.

Com o período de isolamento social, o cliente tem a opção de contratar um empréstimo pela internet ou por telefone, por exemplo. Mas é bom ficar atento às ofertas que chegam pelas redes sociais e WhatsApp, canais preferidos dos fraudadores. “O primeiro ponto que o cliente deve avaliar é em relação ao pagamento do empréstimo. O crédito consignado possui o desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento. Portanto, não são permitidas cobranças indevidas ou antecipadas. Todos os encargos e taxas devem ser especificados no contrato, sendo assim, o valor das parcelas do empréstimo já incluem todas as cobranças”, disse Edison Costa, presidente da Aneps (Associação Nacional dos Profissionais e das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País).

A modalidade é oferecida pelos bancos e promotoras de crédito para Aposentados e Pensionistas do INSS, Servidores Públicos, Militares das Forças Armadas e Trabalhadores de Empresas Privadas, com o desconto das parcelas aplicado diretamente na folha de pagamento ou no benefício do INSS do contratante. Além disso, o valor das parcelas não deve ultrapassar 35% do benefício, sendo que 30% são cobrados no contrato de empréstimo convencional e 5% no cartão consignado. “Quando ultrapassa os 30% permitidos, quase sempre a pessoa está contratando outro tipo de empréstimo sem saber e pagando taxas mais altas”, explica Costa. No entanto, graças a uma Medida Provisória, até o dia 31 de dezembro deste ano, aposentados e pensionistas do INSS poderão comprometer até 40% do valor do benefício + 5% para uso de cartão de crédito na modalidade saque.

De acordo com a Aneps, se a instituição cobrar qualquer valor além do que está especificado no contrato ou solicitar o pagamento antecipado, deve ser denunciada imediatamente. A única exceção para esse caso é o cartão de crédito consignado, pois se o cliente ultrapassar o valor descontado no mês, poderá escolher fazer o pagamento da fatura. Também não é permitida para essa modalidade a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito (TAC), mesmo que o indivíduo ainda não tenha vínculo com a instituição financeira que irá conceder o empréstimo.

Uma das principais vantagens do consignado são os juros baixos, em comparação às outras linhas de crédito para pessoas físicas. A cobrança de taxas de juro nominal, que não pode exceder o valor permitido por lei, é de 1,80% ao mês para Aposentados e Pensionistas do INSS e 2,2% ao mês para Servidores Públicos.

Neste caso, a associação também alerta para as tentativas de vendas casadas. “A contratação do empréstimo consignado pode ser feita individualmente e não é necessário adquirir junto nenhum outro serviço, como por exemplo seguro ou cartão de crédito”, conclui o presidente da Aneps. Outro ponto fundamental é verificar se o profissional que realiza a intermediação da operação de crédito é certificado, conforme determina a Resolução 3954/2011 do Banco Central.

Dicas para contratar um empréstimo consignado em segurança

- Não pague qualquer valor ao agente de crédito

- Verifique as taxas de juros do contrato

- Contrate empréstimos apenas com profissionais certificados. Para checar se o agente de crédito está habilitado para oferecer o empréstimo, é simples. Basta acessar o site www.crcp.org.br e inserir o CPF do profissional.

- Certifique-se de que o valor do pagamento das parcelas não ultrapassa os 30% permitidos

- Leia todos os termos do contrato e os documentos antes de assinar a proposta

- Não forneça dados pessoais e não autorize ninguém a negociar em seu nome

- Em caso de renegociação ou portabilidade de empréstimo já feito, avalie os ganhos reais da mudança de banco ou refinanciamento antes de assinar

- Verifique se é empréstimo consignado de fato ou outro tipo de empréstimo

Saiba mais sobre a Aneps (Associação Nacional dos Profissionais e das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País)

As empresas promotoras de crédito e correspondentes no país atuam de forma independente como terceirizadas, contratadas pelos bancos e financeiras, para prestar serviços financeiros fora das agências. Estes profissionais são autorizados pelos bancos e financeiras para oferecer empréstimos, financiamentos e recebimentos de pequenas contas, como água, luz, telefone entre outros, além do pagamento de 57% dos benefícios sociais, como aposentadoria e Bolsa Família. Segundo o site do Banco Central do Brasil, existem mais de 374 mil postos de atendimento ao consumidor. Um segmento econômico que gera cerca de 1,7 milhão de postos de trabalho. A Aneps foi criada em 2001 para representar os interesses dessas empresas e obter o reconhecimento como categoria importante na cadeia produtiva. Para mais informações, acesse www.aneps.org.br.cid:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Dez 05, 2025 Economia

O que Nova York pode ensinar sobre o futuro do mercado…

Dez 04, 2025 Economia

Novo sistema tributário expõe fragilidade de sucessões…

Dez 03, 2025 Economia

Pix anuncia recorde histórico de transações na Black…

Dez 02, 2025 Economia

13º salário evidencia a importância de tomar decisões…

Dez 01, 2025 Economia

Varejo acelera neste fim de ano e shoppings projetam…

Nov 28, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 27, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 26, 2025 Economia

Reforma Tributária: diferenças regionais na…

Nov 25, 2025 Economia

Pix, aproximação, QR Code, biometria e carteiras…

Nov 25, 2025 Economia

Investimento dos pecuaristas em genética cresce 11,7%…

Nov 24, 2025 Economia

Um em cada três negócios recorre a crédito para…

Nov 21, 2025 Economia

3 dicas para investir com segurança com a Selic em 15%,…

Nov 19, 2025 Economia

Isenção do IR acompanhada de tributação de alta renda…

Nov 18, 2025 Economia

Nova tributação de dividendos deve acelerar migração de…

Nov 17, 2025 Economia

Reforma Tributária impacta setor dos transportes com…

Nov 14, 2025 Economia

Reforma Tributária acende alerta para aumento do…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version